Um projeto indiano para evitar tragédias aéreas despertou a atenção da web. O que os engenheiros Eshel Wasim e Dharsan Srinivasan, apresentaram pode parecer algo simplesmente ridículo — uma aeronave equipada com airbags externos —, mas aparentemente salvaria vidas, embora muitos questionem a sua praticidade. Para os mais críticos, o projeto, chamado de REBIRTH, não passa de um “devaneio” que a inteligiência artificial proporciona.
Com a engenhoca, sensores de inteligência artificial podem detectar quando um acidente está prestes a acontecer, fazendo com que os airbags sejam acionados e envolvam a fuselagem, evocando um pedaço gigante de pipoca estourada. Em teoria, esse acolchoamento protetor garante que o pouso não seja mortal ou violento, independentemente da velocidade da aeronave.
Mas esta invenção é apenas a mais recente de uma série de controversas “soluções” antiacidentes aéreos.
Em 2016, o inventor ucraniano Vladimir Tatarenko Nikolaevich chamou a atenção mundial com sua cabine de aeronave destacável.
Projeto de ucraniano com cabine destacável
Divulgação/Vladimir Tatarenko Nikolaevich
A fuselagem foi projetada para ser feita com materiais ultraleves, como Kevlar e fibra de carbono, e contaria com paraquedas. No entanto, críticos sugeriram que a cabine inovadora poderia, na verdade, enfraquecer a estrutura da aeronave.
Também foram levantadas preocupações de que a cabine removível pudesse representar um risco para as pessoas em solo, já que não possuía função de direção.
Paraquedas acionado após pane aérea
Divulgação/Cirrus Airframe Parachute System
Algumas aeronaves foram projetadas com paraquedas embutidos, que se soltam em caso de emergência para trazer toda a aeronave lentamente ao solo. Um desses projetos é o Cirrus Airframe Parachute System, que foi aprovado pela FAA em 1998 e até hoje permanece o único sistema desse tipo em caráter operacional. O paraquedas é ativado em segundos por um foguete de combustível sólido alojado na parte traseira da fuselagem de aeronaves de pequeno porte.
Em 2019, 21 das 24 aeronaves que caíram com o sistema a bordo foram reparadas com sucesso e voltaram a operar, de acordo com o “Metro”.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/09/alem-dos-airbags-externos-veja-outros-projetos-para-evitar-tragedia-aereas.ghtml
Além dos airbags externos: veja outros projetos para evitar tragédias aéreas
Nenhum comentário