Protagonista de “O agente secreto”, Wagner Moura celebrou a decisão da Academia brasileira de cinema pelo filme de Kleber Mendonça Filho como representante do país no Oscar em 2026. O ator baiano também deixa claro que o trabalho agora será ainda maior, já que a disputa agora é outra.
Ao escolher ‘O agente secreto’ para disputar Oscar, Academia de cinema alfineta imprensa por clima de disputa: ‘Houve harmonia’
Quem é a artesã e atriz nordestina de 78 anos cotada para o Oscar: conheça Tânia Maria
“Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano — todos excelentes! Agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora”, disse o artista, em comunicado oficial.
Estavam na disputa com o longa de Kleber Mendonça Filho os longas “Manas”, de Marianna Brennand, “Baby”, de Marcelo Caetano, “Kasa branca”, de Luciano Vidigal, “O último azul”, de Gabriel Mascaro, e “Oeste outra vez”, de Erico Rassi.
“Houve uma harmonia, que é o que eu quero para o cinema brasileiro, e é o que nós precisamos. Não foi conflituosa, mas foi pensada, porque somos pessoas sérias, idôneas”, disse Sara Silveira, presidente da comissão Brasil Oscar 2026, nesta segunda-feira, dia 15, ao anunciar o vencedor.
Academia brasileira de cinema que votou para escolher o representante do país no Oscar
Reprodução/Youtube
Sobre o que é o filme ‘O agente secreto’
Em “O agente secreto”, Marcelo, o personagem de Wagner, tenta escapar de uma perseguição em meio a ditadura brasileira no fim da década de 1970. Mas há outras camadas na história. Uma delas, a relação conflituosa do protagonista com o filho. Assunto que toca o artista.
“Queria que as pessoas sentissem que estavam vendo duas pessoas diferentes. Para mim, foi imaginar o que significa crescer sem conhecer o próprio pai. Tenho três filhos. Meu pai faleceu. Esse tema pai e filho é o que mais me move como ator”, disse Wagner à “Variety”. O brasileiro é pai de Bem, de 18 anos, Salvador, de 15 anos, e José, de 13 anos, frutos do relacionamento com a cineasta Sandra Delgado.
Initial plugin text
Initial plugin text
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/09/wagner-moura-celebra-escolha-de-o-agente-secreto-para-ser-o-brasil-no-oscar-trabalhar-para-honrar-a-confianca.ghtml
Wagner Moura celebra escolha de 'O agente secreto' para ser o Brasil no Oscar: 'Trabalhar para honrar a confiança'
Nenhum comentário