Volta Redonda é modelo internacional na promoção de cuidados do AVC com ‘Programa Angels’

Tempo de leitura: 9 min


Município foi o primeiro do estado do Rio a receber a certificação; cerimônia aconteceu no auditório da prefeitura nesta quinta-feira (23)

Volta Redonda foi a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a receber a certificação internacional “Cidade Angels”, concedida a municípios que conseguem alcançar resultados positivos no atendimento ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). A cerimônia de entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 23 de outubro, no auditório da prefeitura.

A parceria entre a prefeitura, por meio das secretarias de Saúde (SMS) e Educação (SME), com o “Programa Angels” – coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiada pela World Stroke Organization –, iniciou em julho de 2024. A iniciativa atua em duas frentes: capacitação de serviços de saúde para atendimento a pacientes com AVC; e educação das crianças sobre os sintomas da doença, por meio do projeto “Fast Heroes”.

O título reconhece municípios capacitados a oferecer atendimento integral e eficiente a pacientes de AVC, incluindo um hospital de referência certificado pela Iniciativa Angels, que em Volta Redonda é o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; protocolos de acompanhamento de pacientes na fase aguda e na reabilitação; e treinamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), unidades da Atenção Primária à Saúde e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para encaminhamento adequado.

A rede de saúde de Volta Redonda tem hoje quatro portas de entrada de urgência e emergência. Além do HMMR – unidade certificada pelo “Cidade Angels”; há o Hospital São João Batista (HSJB); o Hospital Municipal Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG); a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho; as três bases de atendimento do Samu – que conquistou o Nível Diamante no Serviço Médico de Emergência “Angels Awards”. Além das 46 unidades da Atenção Primária, que funcionam de segunda a sexta-feira.

O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu a placa que certifica Volta Redonda como “Cidade Angels do Rio de Janeiro”. Ele lembrou que foi o deputado estadual Munir Neto que apresentou a iniciativa ao município em 2024 e, imediatamente, aceitou o desafio.

Neto agradeceu a todos da equipe da Secretaria de Saúde, dos hospitais e da UPA, que se comprometeram com esse objetivo. Também à equipe do Samu, representada pelo secretário Executivo do Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), Rodrigo Lages – ele ainda citou a mãe de Rodrigo, Rosa Lages, ex-subsecretária de Saúde do município, que colaborou com a iniciativa – pelo coordenador médico, Paulo Mendes, e pelo coordenador de enfermagem, José Luiz da Silva; e da “Iniciativa Angels”, por meio da consultora científica, Andressa Amaral, e pela líder médica da Boehringer Ingelheim, Milena Vita.

“Essa certificação é mais um avanço para termos a melhor saúde pública do país. Gostamos de ser pioneiros, sempre com o objetivo de salvar vidas. Já temos o Programa Prevenir, de prevenção e cuidado do câncer, e o Coluna Reta, de prevenção e cuidado da escoliose idiopática, também pioneiros. E vamos continuar investindo na saúde para avançar ainda mais”, disse o prefeito.

O deputado Munir Neto afirmou que a união da gestão municipal de Saúde com a equipe do Samu e o compromisso de seus profissionais fizeram de Volta Redonda mais uma vez pioneira.

“Tinha certeza que apresentar a ‘Iniciativa Angels’ para o prefeito Neto era uma ótima ideia. Sabia que o município estava preparado para o desafio e quem sai ganhando é a população. Aqui o SUS – Sistema Único de Saúde – funciona”, afirmou Munir.

O vice-prefeito Sebastião Faria, que é diretor-geral do HSJB, também reforçou o apoio da equipe da iniciativa, a dedicação da equipe da rede municipal de saúde e parabenizou o Hospital Munir Rafful e o Samu pelas certificações pelo trabalho de excelência. “O compromisso com a ‘Iniciativa Angels’ continua”, garantiu.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, contou estar orgulhosa com a certificação internacional do município e do Hospital Munir Rafful pela implantação de uma política pública de atendimento mais ágil, eficiente e humanizado aos pacientes com quadro de AVC. “Parabéns também ao Samu pelo desempenho. Assim, provamos que uma gestão integrada funciona”.

Ainda prestigiaram à cerimônia o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Estado do Rio de Janeiro, Glauco Fonseca; a neurologista responsável pela Linha de Cuidados para o AVC da SMS, Beatriz Mazza Mascarenhas, que levou o paciente Marcos Augusto – atendido pelo HMMR com sintomas de AVC que, após passar pelo protocolos de atendimento, se recuperou totalmente; o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Carbogim; e outras autoridades municipais.

HMMR é referência no atendimento do AVC

A certificação “Angels”, concedida ao Hospital Dr. Munir Rafful, é atribuída a unidades que atingem altos padrões de qualidade e desempenho clínico no atendimento ao AVC agudo, com base em indicadores pré-estabelecidos e monitorados continuamente por instituições internacionais.

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Dr. Munir Rafful vem desenvolvendo uma série de ações estruturantes na Rede de Atenção à Saúde (RAS), com o objetivo de qualificar o cuidado ao paciente com AVC e atender aos critérios necessários para a certificação como “Cidade Angels”.

Andressa Amaral, da “Iniciativa Angels” destacou o compromisso da cidade em melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

“É um orgulho ver mais um município brasileiro certificado como ‘Cidade Angels’, são 14 ao todo. Isso significa que a população tem acesso a um atendimento estruturado, do pré ao pós-hospitalar, seguindo um padrão ouro de qualidade. O AVC é a principal causa de incapacidade e uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Parcerias como essa são fundamentais para mudarmos essa realidade e garantirmos um futuro com mais saúde para todos”, afirmou a executiva.

Crianças capacitadas para identificar sintomas

Dentro do “Programa Angels”, o município também implementou o “Fast Heroes” na grade curricular do ensino municipal. O programa enfatiza a importância de prestar socorro de forma rápida, reduzindo as possíveis sequelas e mortes decorrentes de um AVC.

Segundo o secretário municipal de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai, quase seis mil crianças foram treinadas pelo “Fast Heroes”, que tem como principal objetivo ensinar o reconhecimento dos principais sinais do AVC.

“Ao longo da aplicação tivemos resultados e relatos muito relevantes em relação à empolgação das crianças em participar, como também sobre a reverberação do conhecimento que eles adquiriram para dentro dos círculos familiares”, disse o secretário.

Parte das crianças que passaram pela capacitação fez uma apresentação na abertura da cerimônia. Alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, da turma 102, do 1º ano do Ensino Fundamental, cantaram a música do projeto “Fast Heroes”.

Fotos: Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It





Com informações da fonte
https://www.voltaredonda.rj.gov.br/8-interno/10800-volta-redonda-%C3%A9-modelo-internacional-na-promo%C3%A7%C3%A3o-de-cuidados-do-avc-com-%E2%80%98programa-angels%E2%80%99/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *