A Seleção Brasileira masculina entra em quadra no Mundial de Vôlei em busca do quarto título da competição. São 32 seleções disputado o torneio, que acontece até o dia 28 de setembro nas Filipinas.
Além do Mundial de Vôlei, a equipe comandada por Bernardinho também competiu em outro importante torneio nesta temporada, a Liga das Nações.
Mas afinal, qual é a competição mais importante para o vôlei? Quais as diferenças entre os dois? Confira as principais características de cada um.
A prestigiada Liga Mundial
O Mundial de Vôlei perde apenas para as Olimpíadas entre os torneios mais prestigiados do esporte. Para disputá-lo, é preciso que as seleções se destaquem nas classificatórias de seus continentes. Caso isso não aconteça, elas podem se garantir no torneio caso tenham uma boa posição no ranking.
O Mundial acontece desde 1949 e já teve 20 edições na história. O torneio é realizado no sistema de fase de grupos e mata-mata, a cada quatro anos em um país-sede definido. A partir desta edição, a periodicidade passa a ser de dois anos. Ou seja, em 2027 teremos um novo Mundial.
No Mundial masculino, a Rússia é a maior campeã com seis conquistas. A Itália vem logo atrás com quatro troféus.
“Filho mais novo” do vôlei mundial
A Liga das Nações é um torneio novo no calendário do vôlei. Ela Foi criada pela Federação Internacional (FIVB) em 2017, substituindo a Liga Mundial (masculino) e o Grand Prix (feminino).
A competição reúne as 18 grandes seleções do ranking e possui um sistema de rebaixamento, onde o pior colocado é relegado para a Challenger Cup do ano seguinte.
Diferente do Mundial, a Liga das Nações acontece anualmente. No formato, a fase preliminar acontece em diversas cidades, enquanto a rodada final é disputada em uma cidade-sede pré-selecionada.
Nesta temporada, a Polônia se sagrou campeã da Liga das Nações, sediada em Ningbo, na China. A Itália amargou o vice enquanto os brasileiros terminaram na terceira posição.
Polônia, França e Rússia são os maiores campeões com dois títulos cada. O Brasil levantou o troféu em 2021.