No dia 19 de outubro, a Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, na Zona Norte, vai sediar a Copa Spartan Taekwondo Team, campeonato para atletas de todas as idades e níveis, inclusive com deficiência, em combates que celebram a inclusão e reforçam o acesso democrático ao esporte. A entrada para o público é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
O campeonato, cuja taxa de inscrição é de R$ 60, contará com disputas nas modalidades Poompase (formas) e Kyorugui (luta), com confrontos definidos previamente pela organização observando critérios como idade, peso e graduação dos competidores. O objetivo é priorizar equilíbrio e segurança, assegurando a participação plena de atletas do Parataekwondo e dos demais competidores.
Para o fundador do Projeto Spartan Team, Leocádio Santos, o espaço vai além do treinamento físico.
“Os professores são preparados para acolher todos os públicos e até oferecem uma turma exclusiva para pessoas com deficiência, com atividades como treino de coordenação motora. O grande diferencial de lá é que há espaço e oportunidade para todo mundo participar, e essa pluralidade não se encontra em qualquer lugar”, afirma ele que é mestre de Taekwondo 5º Dan.
O subsecretário de Esporte Comunitário, Osvaldo Pereira, destaca a importância de se realizar um campeonato democrático inclusivo.
“O impacto social de promover um torneio está na sua continuidade. A gente sabe que, se oferecermos aulas sem uma competição, sem um objetivo, dificilmente o jovem se manterá motivado a continuar. Por isso, além das aulas, devemos oferecer uma rotina que o ajude a seguir um caminho para se tornar um cidadão de bem, com a oportunidade de vencer na vida através do esporte”, explica.
A Copa começa às 9h, e as inscrições vão até as 22h do dia 12 de outubro, pelo telefone 97486-7445. A Vila Olímpica de Nilton Santos fica na Estrada do Rio Jequiá, s/n, na Cacuia.
Vila Olímpica promove várias atividades gratuitas
Um dos principais objetivos da Vila Olímpica, que é administrada pela Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (SmelRio), é a democratização do acesso ao esporte. Entre as atividades gratuitas oferecidas estão ginástica, vôlei de areia, taekwondo, skate e natação, todas realizadas em uma infraestrutura equipada para atender pessoas de todas as idades, incluindo atletas com deficiência.
“Incluir pessoas com deficiência nas atividades é essencial para garantir igualdade de oportunidades, respeito à diversidade e fortalecimento da inclusão social. Essa participação não só possibilita o desenvolvimento físico, motor e cognitivo dessas pessoas, mas também promove autoestima, autonomia e integração com a comunidade. Além disso, o convívio entre pessoas com e sem deficiência contribui para quebrar preconceitos, ampliar a empatia e construir uma sociedade mais justa e acessível”, acredita o gestor do núcleo da Ilha do Governador, Gabriel Oliveira.
Atualmente, estão matriculados na Vila Olímpica Nilton Santos 2.000 alunos.