Câmera de PM grava flagrante de furto por policiais do Bope no Complexo do AlemãoDivulgação
Nas imagens, é possível ver oito policiais invadindo uma residência da comunidade. Eles deixam os fuzis de lado e começam a revirar o armário dos moradores. Com mochilas camufladas do batalhão, passam a guardar perfumes importados, além de tênis e roupas de grife.
Em outro momento, um dos policiais comenta: “Estou precisando de um Playstation 5. Se alguém encontrar, me avisa que eu jogo tudo fora”. O colega de farda responde: “Também estou”. Um terceiro acrescenta: “Se estivesse com a viatura, levava a JBL”. O grupo não tinha mandado judicial para revistar o imóvel.
Veja o vídeo:
Imagens captadas por câmeras corporais de agentes do Bope flagraram oito policiais furtando objetos de uma casa no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu em 15 de janeiro deste ano durante a Operação Caixinha.
Crédito: Divulgação pic.twitter.com/l5Cfj8fMOH
— Jornal O Dia (@jornalodia) September 30, 2025
O que diz a PM
Segundo a Corregedoria da Polícia Militar, a investigação foi concluída e remetida ao Ministério Público do Rio (MPRJ), que atua na Auditoria da Justiça Militar. Os agentes envolvidos estão afastados das ruas e cumprem funções administrativas.
“O comando da Corporação não compactua e nem tolera quaisquer desvios de conduta, cometimento de crimes ou abuso de autoridade praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”, informou a PM.
Apesar do fato ter acontecido no início do ano, o processo ainda não foi concluído.
Justiça Militar condenou, pela primeira vez, um PM por retirar câmera corporal em serviço
Segundo a sentença, o militar retirou o equipamento em três ocasiões em 2023, todas em Angra dos Reis, na Costa Verde, o que inviabilizou o registro de mais detalhes das ocorrências. A Justiça entendeu que a conduta configurou o crime de recusa de obediência previsto no artigo 163 do Código Penal Militar, por violar a Instrução Normativa nº 0111/2022 e a Lei Estadual nº 9.298/2021, que tornam obrigatório o uso das câmeras corporais pela PM do Rio.