A vereadora Fernanda Louback (PL) protocolou na Câmara Municipal de Niterói um Projeto de Resolução que cria a Medalha Legislativa “Tânia Rodrigues”, destinada a homenagear pessoas com deficiência, cidadãos e entidades que se destacam na defesa de direitos, na promoção da acessibilidade e na inclusão social no município.
A iniciativa busca reconhecer publicamente trajetórias marcadas pelo compromisso com a cidadania e pelo fortalecimento das políticas de inclusão em Niterói.
De acordo com a proposta, a entrega da honraria deverá ocorrer preferencialmente no mês de setembro, em Sessão Solene, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A medalha será cunhada em prata, com especificações próprias e identidade visual voltada à temática da inclusão e da acessibilidade.
Na justificativa, a vereadora destaca que a criação da Medalha “Tânia Rodrigues” representa o reconhecimento do Poder Legislativo às pessoas que dedicam suas vidas à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A proposta também pretende estimular o protagonismo das pessoas com deficiência e incentivar o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão.
“Mais do que uma homenagem, essa medalha é um símbolo de respeito, valorização e reconhecimento a quem transforma realidades e luta diariamente por direitos”, afirma Fernanda Louback.
O projeto agora segue para tramitação nas comissões da Câmara Municipal.
Sobre Tânia Rodrigues
Desde pequena, por conta da paralisia infantil, Tânia sempre quis cuidar de pessoas, por isso escolheu a medicina onde se formou aos 23 anos pela UFF e especializou em Neurologia.
Em 1981, foi convidada pela ONU para coordenar a banca de empregos de Niterói como propósito de discutir a falta de oportunidades educacionais e de trabalho para as pessoas com deficiência, naquele mesmo ano de uniu aos amigos e fundou a Andef – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos. Com o propósito de encontrar caminhos para o reconhecimento da sociedade que é possível viver com respeito às diferenças.
Tânia disputou as eleições e foi vereadora e deputada estadual. Em Niterói atuou como Secretária Municipal de Acessibilidade. Trabalhou para a aprovação da Lei de adaptação dos ônibus, por brinquedos acessíveis nas praças, pelo projeto Praia sem Barreiras, pelo Ponto a Ponto, pelo Niterói Acessível tornando Niterói uma das melhores cidades do Brasil em acessibilidade e inclusão.

