O vereador carioca Rafael Satiê (PL) subiu o tom contra o youtuber e ex-deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, o Mamãefalei. Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (31) nas redes sociais, Satiê rebateu as falas do influenciador sobre as mães de jovens mortos na megaoperação no Rio, chamando o ex-parlamentar de “moleque”, “irresponsável” e “imbecil”.
A polêmica começou após Arthur do Val culpar as mães dos jovens cooptados pelo crime, afirmando que elas “falharam como mães”, dizendo que muitas “escolheram mal seus parceiros” e “optaram pelo famoso moreno alto com cara de bandido”.
Em resposta, o Satiê falou sobre a própria história familiar e contou que sua mãe teve três filhos homens com destinos completamente diferentes, questionando se ela seria responsável pelo caminho trilhado por cada um.
“Então quer dizer que a minha mãe está errada? Porque a minha mãe também é mãe de um homem que morreu no tráfico de drogas e é mãe de um outro homem que está preso no complexo de Gericinó, em Bangu. E também é mãe de um homem que é empresário e que é vereador na cidade do Rio de Janeiro”, declarou o vereador, que é presidente da Comissão de Combate ao Racismo na Câmara.
O parlamentar subiu o tom e falou sobre a contradição de Arthur do Val. “Aquelas mães não têm culpa de nada. Você responsabilizar as mães pelo que aconteceu com seus próprios filhos é uma covardia. Tu é moleque, rapaz”, disparou.
Polêmico, Satiê não perdeu a oportunidade de alfinetar o influenciador sobre uma outra controvérsia em que esteve envolvido em 2022. “A culpa é da tua mãe que você foi pra Ucrânia?”. Na época, Arthur do Val disse, após voltar de viagem da Ucrânia, que refugiadas ucranianas eram “fáceis, porque são pobres”. Após a repercussão, ele chegou a se retratar publicamente pela fala.
O que disse Mamãefalei
O comentário foi feito em uma live na quarta-feira (29), no canal MBLiveTV, sobre a megaoperação no Rio, que resultou em 121 mortes, sendo considerada a mais letal do estado fluminense. Na transmissão, o ex-deputado que teve o mandato cassado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), fez a seguinte declaração:
“As mães de criminosos organizados, com todo respeito, elas falharam enquanto mães, vocês vão me desculpar. Eu não sei se foi porque você não soube escolher o seu parceiro, se você escolheu o famoso moreno alto com cara de bandido que lhe abandonou. Você falhou como mãe”, declarou. “Cadê os pais desses caras? Ou ele abandonou a família, ou está preso, ou está morto, ou você nem sabe quem é o cara”.
Ação na Justiça por racismo
A fala de Arthur do Val também gerou repercussão judicial. Em São Paulo, a vereadora Amanda Paschoal (PSOL) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o youtuber por suposta prática de racismo.
Para a vereadora, a expressão “moreno alto com cara de bandido” reforça o estereótipo que associa homens negros à criminalidade e culpabiliza mulheres negras e periféricas. A ação pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos.
