Vereador Pedro Duarte confirma filiação ao PSD e pré-candidatura a deputado estadual

Tempo de leitura: 4 min


Sem partido desde que deixou o Novo em dezembro, o vereador Pedro Duarte escolheu sua “casa” nova para disputar as próximas eleições. O parlamentar confirmou, nesta segunda-feira (26), sua filiação ao PSD — partido do prefeito Eduardo Paes — e sua intenção em se candidatar a deputado estadual.

A cerimônia para oficializar a mudança de sigla está marcada para o dia 5 de fevereiro, no Cine Odeon. Além do vereador, também estarão por lá Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e o presidente estadual da sigla, o deputado federal Pedro Paulo (PSD). A pré-candidatura de Duarte será anunciada na mesma noite. Ele será o primeiro nome lançado pelo partido para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Vereador teceu elogios a Paes nas redes e fala sobre possível campanha de Ratinho Júnior à presidência

Nas redes sociais, Pedro Duarte gravou um vídeo para comunicar a mudança e convidar seus seguidores para a cerimônia. Na postagem, ele esboça o lema da sua campanha: “vamos resgatar o Rio”.

“É hora de ampliar o alcance do nosso trabalho e exercer um mandato de construção, articulação, eficiência da máquina pública e combate estrutural ao crime organizado agora na esfera estadual. A gente só faz isso ocupando espaços. Ocupar uma cadeira na Alerj significa deixar menos uma disponível para traficantes, milicianos e seus ladrões”, disse.

No vídeo, ele também comenta seu “alinhamento” com os planos do partido — inclusive com as possíveis posições da sigla para a disputa pela Presidência da República. O PSD estuda lançar a candidatura do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ou apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na corrida presidencial.

Duarte afirma ter “profundo alinhamento ideológico” com ambos e elogiou o trabalho dos governadores. Ele também teceu elogios a Paes, de quem foi oposição até recentemente. Segundo o vereador, apesar das desavenças, os dois compartilham visões parecidas para o futuro do estado.

“Eduardo é do tipo de político que faz acontecer, que tem o pragmatismo necessário para lidar com questões complexas, sem falsas promessas ou relativizações ideológicas. Concorde ou não com ele, Eduardo Paes é brutalmente transparente — por vezes até demais, não é, Maricá? Acredito de verdade, por tudo que vi ao longo desses 6 anos, que Eduardo Paes é, hoje, o melhor para liderar esse processo de resgate do Rio de Janeiro”, afirmou.

Pedro Duarte deixou partido Novo por “radicalização partidária”

O vereador foi o único parlamentar eleito pelo Novo no Rio nas últimas eleições. A reta final de sua passagem por lá foi marcada por divergências. Ao anunciar sua saída em dezembro, Pedro Duarte disse que o partido passava por um processo de radicalização política e afirmou ter sofrido patrulhamento ideológico, com direito a ataques em redes sociais e em grupos de WhatsApp.

Nas semanas seguintes à saída dele, o partido viu seu quadro interno entrar em processo de debandada. Desde o mês passado, já deixaram o Novo o seu vice-presidente Helio Secco, o secretário administrativo Joel Brito, a secretária de finanças Angela Neves, o articulador político Bruno Kazuhiro, entre outros.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/vereador-pedro-duarte-confirma-filiacao-ao-psd-e-pre-candidatura-a-deputado-estadual/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *