Veranico no Rio tem máxima de 35°C e baixa umidade do ar nesta quinta-feira; veja previsão

Tempo de leitura: 4 min




O veranico entra em seu segundo dia nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Na capital, a tarde promete ser ainda mais quente, com previsão de máxima de 35°C, segundo o Alerta Rio. O sistema da prefeitura ainda destaca a baixa umidade relativa do ar, que pode variar de 21% a 30% em alguns pontos do município, entre o final da manhã e o final do período da tarde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda em torno de 60%.
No pique: Corrida em São João de Meriti reúne 5 mil atletas em sua primeira edição
Vídeo: trem e carreta de gás colidem em Paraíba do Sul
Essas condições são influência de uma massa de ar quente e seco, associada a um sistema de alta pressão, seguem atuando na cidade. A previsão é de que o veranico se estenda até sábado. Assim, esses dias prometem temperaturas mais elevadas e tempo firme no meio do inverno. Os ventos perderam potência, e podem variar entre fracos e moderados. Não há previsão de chuva ao menos até a próxima segunda-feira (25).
No primeiro dia de veranico, na quarta-feira, ele mostrou a que veio, com registro acima da média na estação, com máxima que alcançou os 33,5°C às 12h35 na estação de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. A medição foi divulgada pelo sistema Alerta Rio.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) destaca as seguintes recomendações para situação de baixa umidade relativa do ar:
Beba água;
Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
Use protetor solar;
Não queime lixo e mato;
Mantenha os ambientes arejados.
O que é um veranico?
Para ser caracterizado como um veranico é preciso que as temperaturas estejam acima da média do período em dias consecutivos. Outras características são tempo seco e umidade relativa do ar baixa.
— São temperaturas acima da média por um período de dias, em que, neste caso, no Rio de Janeiro vai até o sábado. Depois, no domingo e na segunda-feira espera uma queda na temperatura, mas não será frio, só não será um calor tão intenso. O que define isso seria a existência de um bloqueio atmosférico que vai dificultar a entrada de massas de ar frio. Então, a gente acaba tendo o estabelecimento de uma massa de ar quente e seca por alguns dias até que as frentes frias consigam avançar e romper esse bloqueio — explica Hana Silveira, meteorologista da Climatempo.
O que vem por aí
Segundo o Alerta Rio, o tempo na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias será:
Sexta-feira (22): nebulosidade variada, sem previsão de chuva. Os ventos moderados a ocasionalmente fortes. Mínima de 16°C e máxima de 34°C.
Sábado (23): umidade relativa do ar poderá variar entre 21% e 30% no período da tarde. Mínima de 18°C e máxima de 33°C.
Domingo (24): céu parcialmente nublado passando a nublado a partir do fim da tarde, sem previsão de chuva. Ventos moderados a ocasionalmente fortes. Mínima de 16°C e máxima de 29°C.
Segunda-feira (25): céu nublado a parcialmente nublado, sem previsão de chuva. Mínima de 15°C e máxima de 28°C.



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *