veja previsão do tempo no Rio

Tempo de leitura: 6 min


Nesta terça-feira, as mudanças no tempo continuam sob influência da frente fria que avança. Assim como ontem, podem ocorrer rajadas de vento de até 70 km/h. Essa previsão fez com que a Prefeitura do Rio mantivesse fechada a Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio. Diferente dos últimos dias, as temperaturas vão cair com o passar das horas, trazendo frio. O período também não está para banho de mar, com aviso de ressaca para alertar sobre ondas de até 3,5 metros.

Ventos fortes e ciclovia fechada

Há ainda previsão de ventos fortes, que podem chegar a 70 km/h. A previsão é de que percam força gradualmente, diminuindo mais na quarta-feira. No início desta manhã houve registro de ventos moderados em diferentes pontos da cidade, como às 7h30 na estação Guaratiba, do Alerta Rio, com 43,7 km/h; e entre 6h e 7h na estação Jacarepaguá, do Inmet, com 41 km/h, e na Base Aérea de Santa Cruz, da REDEMET, com 48,2 km/h.

Sirene emite aviso sobre interdição da Ciclovia Tim Maia

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) destaca as recomendações para períodos assim, senda elas:

  • Feche portas e janelas
  • Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem caso alguma janela quebre
  • Feche o registro de gás
  • Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair
  • Se faltar luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
  • Não se abrigue debaixo de árvores ou coberturas metálicas
  • Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente no mar
  • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Cuidado! Caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida.

A Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, foi fechada pela Defesa Civil Municipal do Rio na noite de ontem, segunda-feira, e segue assim. Sirenes são acionadas desde então para alertar pedestres e ciclistas sobre a interdição. A proibição de circular no trecho a beira-mar ocorre devido aos ventos fortes.

Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, é fechada após previsão de ventos fortes na cidade — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, é fechada após previsão de ventos fortes na cidade — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Teve início às 9h desta terça-feira o aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil. Isto porque as ondas podem atingir de 2,5 metros a 3,5 metros. O aviso é válido até as 21h de quinta-feira, dia 31. O COR-Rio destaca as seguintes recomendações:

  • Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca.
  • Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso.
  • Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.
  • Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa.
  • Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
  • Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Frente fria muda o tempo na cidade do Rio: aumento da nebulosidade, queda na temperatura e rajadas de ventos — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Frente fria muda o tempo na cidade do Rio: aumento da nebulosidade, queda na temperatura e rajadas de ventos — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Depois de um fim de semana quente, com temperatura ainda mais elevada na segunda-feira, efeito do pré-frontal, que antecede a chegada da frente fria, a previsão é de frio para esta terça. Diferente do que vinha acontecendo, a máxima foi durante a madrugada, com registro de 28°C, segundo o Alerta Rio. Agora, os termômetros entram em queda, e podem chegar à mínima de 13°C até o fim do dia.

— A frente fria puxa uma massa de ar fria, por isso temperaturas mais amenas — destaca Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo. — A partir de quarta, o tempo fica seco e as temperaturas seguem baixas.

Nos próximos dias, os termômetros ficam estáveis, ou com leve alta na máxima. Na quarta, a temperatura pode variar entre 12°C e 23°C. Na quinta, entre 12°C e 26°C; sexta, com 14°C a 27°C; e sábado entre 14°C e 29°C.

A previsão é de chuva fraca isolada apenas no período da manhã desta terça-feira. O céu fica predominantemente nublado. A partir da tarde, a nebulosidade diminui e não chove mais, segundo o Alerta Rio. A partir daí também marca o declínio da temperatura.

A chuva não volta a aparecer nos próximos dias. A nebulosidade estará variada também na quarta e quinta-feira. Na sexta e no sábado, o céu varia entre claro a parcialmente nublado.



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *