O município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 às 6h55 deste sábado (8) por causa dos registros de chuva e vento forte provocados pela passagem de um ciclone extratropical, informou o Centro de Operações e Resiliência (COR). O alerta é válido para toda a cidade, com núcleos de chuva moderada a forte atuando principalmente na Zona Sul, Centro e Grande Tijuca.
Ciclone extratropical: Rio pode ter ventos de até 100km/h neste sábado; saiba como se proteger
Polícia busca criminosos: Escola municipal na Pavuna é furtada quatro vezes em uma semana
Bar da Portuguesa, Bafo da Prainha, Momo e Velho Adonis: Conheça os participantes da segunda edição carioca do Festival Botecar
Às 7h45, o Sistema Alerta Rio informou que núcleos de chuva mais intensos que atuavam no município no início da manhã deste sábado perderam a intensidade e se afastaram. Para as próximas , há previsão de chuva fraca moderada isolada na cidade. Os ventos estarão moderados a fortes, com ocasionais rajadas muito fortes.
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes pediu que os cariocas evitem sair de casa e afirmou que as equipes da prefeitura estão nas ruas acompanhando as ocorrências.
“Ventos fortes atingem alguns pontos da cidade neste momento, e já chove em algumas regiões. Há previsão de continuidade de chuva nas próximas horas. As equipes da prefeitura já estão de prontidão para eventuais ocorrências e a população deve evitar deslocamentos desnecessários”, escreveu Paes no X (antigo Twitter).
Entre os impactos registrados devidos à forte ventania, parte um muro caiu entre as estações do metrô de Coelho Neto e Colégio. Por conta disso, a Linha 2 do metrô teve a operação afetada e ficou operando, provisoriamente, entre Irajá e Botafogo. Segundo o Metrô Rio, a operação foi restabelecida }ás 8h15 e todas as estações da Linha 2 estão abertas, funcionando normalmente. Os trens também chegaram a parar de circular entre Piedade e Deodoro, mas a Supervia informou que a operação já foi normalizada.
Há informações de árvores caídas em diferentes pontos da cidade e da Baixa Fluminense. No Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, tendas foram derrubadas com a força dos ventos.
Duas rodovias federais foram interditadas por causa de quedas de árvores provocadas pelo vento forte. Na BR-101, em Angra dos Reis, o tráfego foi bloqueado totalmente na altura do km 472, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já na BR-495, na Serra de Itaipava, em Teresópolis, a pista também está fechada no km 10,5 desde a madrugada deste sábado. As equipes da PRF atuam nos dois trechos para liberar as vias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de “perigo” para ventos costeiros em todo o estado do Rio a partir de 12h deste sábado. Na madrugada de domingo, ainda poderão ocorrer rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes. Nesse período, as rajadas de vento poderão atingir intensidade entre 50 km/h e 100 km/h. O aviso meteorológico tem validade entre 18h desta sexta e 6h de domingo. A recomendação para a população é manter total atenção às orientações do Centro de Operações e da Defesa Civil Municipal.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil mantém risco hidrológico moderado para as regiões da Costa Verde, Sul Fluminense, Baixada, Serrana, Metropolitana e Capital, com possibilidade de elevação nas próximas horas deste sábado. Também há previsão de alertas geológicos para áreas com chance de deslizamentos. O órgão emitiu ainda um aviso de ressaca, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros de altura entre Laguna (SC) e Armação dos Búzios (RJ), válido das 12h deste sábado até 21h de domingo.
Veja a previsão
De acordo com o Sistema Alerta Rio, o tempo neste sábado (8) será influenciado por um sistema de baixa pressão associado a uma frente fria. Há previsão de pancadas isoladas de chuva desde a manhã, com ventos moderados a fortes, que podem chegar a rajadas acima de 76 km/h. As temperaturas ficam elevadas, com máxima prevista de 32°C.
No domingo (9), a entrada de umidade marítima mantém o céu nublado e chuva fraca isolada ao longo do dia. As temperaturas caem de forma acentuada.
Entre segunda e quarta-feira (10 a 12), a atuação de um sistema de alta pressão deve garantir tempo firme, com redução de nebulosidade e sem previsão de chuva.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/noticia/2025/11/veja-os-estragos-do-ciclone-no-rio-que-entrou-em-estagio-2-com-chuva-e-vento-forte.ghtml
Veja os estragos do ciclone no Rio, que entrou em estágio 2 com chuva e vento forte
Nenhum comentário
