Usuários reclamam de falhas no aplicativo Meu INSS

Tempo de leitura: 3 min




Segurados que precisam acessar o aplicativo ‘Meu INSS’ estão relatando dificuldades de acesso. As reclamações se intensificaram nesta terça-feira (dia 20) e têm se multiplicado pelas redes sociais, com relatos de falhas, lentidão e mensagens de erro ao tentar utilizar os serviços.
Segundo o site DownDetector, que monitora queixas em tempo real, 84 casos foram reportados nesta manhã de terça-feira, por volta das 9h00, horário de Brasília. Já por volta das 13h30, foram registradas cerca de 31 notificações.
“Desde ontem tentando acessar o app ‘meu inss’ e sempre vem a mensagem: dados indisponíveis no momento”, escreveu um usuário no X (antigo Twitter). Outro internauta afirmou enfrentar problemas, desta vez desde domingo. “Desde anteontem meu app não abre”, reclamou.
Um relato publicado ontem já indicava que o aplicativo enfrentava problemas, sugerindo que parece ter sido parcialmente normalizado até então. “App do inss passou o dia fora, quando volta nao é tudo que ta funcionando”, escreveu uma usuária às 20h24, horário de Brasília.
O que diz o INSS
Procurado pela reportagem, o INSS informou que, até o dia de ontem, a instabilidade no funcionamento do aplicativo foi causada por um aumento atípico no volume de acessos.
“A sobrecarga ocorreu devido à atualização da margem para empréstimos consignados, ao reajuste de benefícios e à nova alíquota do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5.000. Em um único dia, foram cerca de 8,5 milhões de consultas, um aumento de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões de acessos, o que impactou o tempo de resposta do sistema”, explicou o órgão.
Em nota, a Dataprev, empresa responsável pelo suporte de tecnologia do INSS, confirmou a sobrecarga nos acessos descrita pelo INSS, acrescentando que a concentração também se deve à divulgação da ocorrência de uma indisponibilidade programada dos sistemas, entre os dias 28, 29 e 30 de janeiro.
Segundo a Dataprev, a manutenção será realizada para implementação de melhorias que integram uma etapa essencial do processo de modernização dos sistemas previdenciários. “As ações envolvem a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que amplia a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções”.
A empresa informou ainda que está monitorando o desempenho do sistema e atua para estabilizar o acesso à plataforma.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/noticia/2026/01/usuarios-reclamam-de-falhas-no-aplicativo-meu-inss.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *