Unidade de Urgência Mário Monteiro celebra 20 anos com recorde de atendimentos e ampliação de infraestrutura – Prefeitura Municipal de Niterói

Tempo de leitura: 5 min


A Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro (UMAM), da Prefeitura de Niterói, completou 20 anos celebrando uma trajetória marcada por avanços estruturais, tecnológicos e pelo aumento da capacidade de atendimento. Apenas em maio de 2025, a UMAM atingiu o recorde de 9.136 atendimentos, totalizando 60.525 registros de atendimentos entre janeiro e agosto do mesmo ano. Nesta quinta-feira (23), foi realizada uma cerimônia de comemoração.

Entre julho de 2024 e agosto de deste ano, a UMAM também ampliou os serviços diagnósticos. Foram 2.258 ultrassonografias, 977 ecodopplers, 4.111 exames de Eletrocardiograma (EGC) e 35.095 radiografias, evidenciando o compromisso com a qualidade e o acesso à saúde. Nesse período, a Ouvidoria da unidade registrou 3.291 manifestações positivas, reforçando a satisfação da população com o atendimento.

 Para a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, os números refletem a evolução da unidade, os investimentos na saúde municipal e o esforço contínuo da equipe em garantir um atendimento humanizado e eficiente.

 “A Unidade Municipal de Urgência Mário Monteiro é um pilar fundamental da nossa rede de urgência e emergência, responsável pelo atendimento inicial de milhares de pessoas todos os meses. Com os recentes investimentos em infraestrutura e tecnologia, os resultados já são visíveis, com melhorias significativas no conforto e na segurança dos pacientes, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos. É tempo de avançar e nossa gestão reafirma o compromisso de garantir uma saúde pública cada vez mais eficiente, acessível, humanizada e equipada com tecnologia de ponta para toda a população”, destacou a secretária.

 A UMAM é uma unidade pré-hospitalar e atualmente conta com uma estrutura composta por 11 leitos de sala amarela; 4 leitos de sala vermelha; 2 salas de isolamento com 1 leito cada; 4 leitos de observação pediátricas + 1 leito trauma; 2 salas de classificação de risco; 6 consultórios médicos; 1 sala de sutura; 1 sala de procedimentos; 1 sala de imobilização; 1 sala de ECG; 1 sala de medicação com 10 poltronas; 1 setor de radiografia; 1 laboratório de análises clínicas; 1 sala de farmácia central; 1 sala de farmácia satélite; e 1 sala de ultrassonografia + doppler.

 O diretor geral da unidade, Marcos André, comemorou o aniversário da UMAM e destacou os avanços importantes alcançados nos últimos anos. Ele valorizou a equipe que, com empenho, garante um atendimento de qualidade à população.

“Parabenizo todos os colaboradores que, com dedicação diária, fazem da UMAM uma referência em urgência e emergência. As recentes melhorias estruturais e tecnológicas reforçam nosso compromisso em oferecer um ambiente cada vez mais seguro, acolhedor e de qualidade aos nossos usuários”, celebrou o diretor da unidade. 

Em 2024, as intervenções contemplaram a parte estrutural da unidade, a parte interna, a reforma do piso, da parte elétrica e de toda a refrigeração, reestruturando-a para um melhor acolhimento aos usuários, melhoria da rotina de trabalho dos profissionais e aprimoramento na prestação dos serviços, consolidando a estrutura física e de serviços que a unidade possui atualmente.

A paciente Vera Lucia da Silva, 64 anos, está internada na unidade e elogiou o atendimento.

“Desde que cheguei aqui estou sendo muito bem tratada. Os profissionais são atenciosos. Fiz todos os exames que precisava. Só tenho a agradecer”, concluiu.

O Mário Monteiro também conta com o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), inaugurado no ano passado, que funciona 24 horas, para acolhimento das mulheres em situação de violência. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Mulher com a Secretaria de Saúde. Só neste ano, até o momento, foram notificados 73 casos de violência de gênero no núcleo dentro da UMAM.

Foto: Divulgação



Com informações da fonte
https://niteroi.rj.gov.br/unidade-de-urgencia-mario-monteiro-celebra-20-anos-com-recorde-de-atendimentos-e-ampliacao-de-infraestrutura/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *