‘Turistando Em VR’ Leva Jovens Do Cras Santo Agostinho Para Conhecer Pontos Turísticos De Volta Redonda

Tempo de leitura: 6 min


‘Turistando em VR’ leva jovens do Cras Santo Agostinho para conhecer pontos turísticos de Volta Redonda

Ação envolvendo secretarias municipais promove o fortalecimento de vínculos, o aprendizado cultural e o cuidado com a saúde mental dos adolescentes

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), segue com o sucesso do projeto “Turistando em VR”, em mais uma edição que busca, além de valorizar o patrimônio local, promover o turismo e fortalecer o sentimento de pertencimento de moradores e visitantes.

O projeto, que promove um passeio por pontos históricos e culturais da cidade, ganhou um importante reforço ao incluir uma ação especial com os jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santo Agostinho, na tarde dessa quinta-feira (4). A iniciativa integrou diferentes setores da administração municipal, oferecendo um passeio pelos principais pontos turísticos e um ambiente de troca cultural que promove a saúde mental e o bem-estar dos adolescentes.

A ação, realizada em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (Smas), da Juventude (Sejuv), de Saúde (SMS) e a SMDET, não se limita a ser um simples passeio, mas busca reforçar laços comunitários, estimular o diálogo e promover o desenvolvimento emocional e social dos adolescentes.

“Eu gostei bastante de conhecer essa parte cultural, os pontos turísticos e a história da cidade onde nasci. Com certeza quero visitar outras vezes”, disse Huanny Custer Valori.

Rebeca Vitória Silva, outra participante, também se surpreendeu com a descoberta. “Eu achei muito legal esses lugares que eu vim, eu não conhecia. Não imaginava que eles existiam. Moro aqui, mas eu nem sabia dessas coisas que aprendi hoje.”

O secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, destacou a importância do projeto para a juventude da cidade. “Oportunizar que os jovens do Cras Santo Agostinho participem do ‘Turistando VR’ é motivo de grande satisfação para nós. A Secretaria da Juventude tem como papel articular e viabilizar que a juventude de Volta Redonda tenha acesso a projetos que ampliem seus conhecimentos e fortaleçam seus vínculos com a cidade. Ao conhecer os pontos turísticos e históricos do município, esses jovens não apenas se apropriam da nossa memória coletiva, mas também desenvolvem um maior sentimento de pertencimento e valorização da nossa identidade local”, destacou o secretário.

Acompanhamento

Os jovens participantes são acompanhados pela equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (eMulti), formada por psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos. A eMulti, que já atua nas unidades básicas de Saúde, tem como foco não apenas a promoção de saúde, mas também a prevenção de doenças físicas e mentais, oferecendo atendimentos individuais, ações coletivas, visitas domiciliares e apoio às famílias.

A psicóloga Caroline Miranda Barreiro, responsável pela coordenação do projeto, detalhou que o passeio foi pensado para que os adolescentes possam explorar melhor a cidade onde moram.

“Nosso objetivo é que percebam que ser adolescente não é apenas enfrentar a parte difícil da vida, mas também vivenciar momentos de cultura, saúde e convivência social. Com isso podemos auxiliar os adolescentes a lidarem com questões de ansiedade e sociabilidade. Trabalhamos formas de expressão e maneiras de lidar com dificuldades emocionais durante o desenvolvimento, que muitas vezes podem afetar suas relações sociais e seu bem-estar”, ressaltou a psicóloga.

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, a participação do Cras Santo Agostinho no projeto retrata a efetividade da integração entre diferentes políticas públicas no cuidado e apoio à população. “Quando juntamos setores como saúde, assistência social, juventude e turismo, esse tipo de ação proporciona viver com mais inclusão e humanidade, promovendo acolhimento e fortalecendo o laço comunitário.”

“Turistando em VR”

O projeto “Turistando em VR” é gratuito e oferece experiências imersivas com o objetivo de demonstrar como o lazer proporcionado pelo turismo pode ser um importante instrumento de inclusão social, valorização cultural e promoção de saúde mental. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio da plataforma Even3, acessando o link www.even3.com.br/turistando-em-vr.

Os passeios têm duração aproximada de duas horas e ocorrem às 9h e às 14h, com embarque na Praça Brasil, próximo ao Clube Umuarama. Menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis e munidos de documentos de identificação. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Informações Turísticas (CIT) pelo WhatsApp (24) 3511-3380.

Fotos: Jean Alves/Smas.
Secom PMVR

Pin It



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *