Três superprojetos prometem ofuscar o Burj Khalifa, em Dubai, o prédio mais alto do mundo

Tempo de leitura: 3 min




O Burj Khalifa, em Dubai, atual recordista mundial de prédio mais alto do mundo, com 828 metros, pode ter seus dias de reinado contados. Três projetos monumentais na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos prometem não apenas superá-lo, mas redefinir os limites da engenharia e do design urbano.
Entre eles, está o Rise Tower, em Riad (Arábia Saudita), que, segundo o “Gulf News”, vai atingir impressionantes 2 mil metros, mais do que o dobro do Burj Khalifa, com 678 andares e áreas dedicadas a hotéis de luxo, residências e até decks de observação.
Initial plugin text
Confira abaixo os detalhes dos projetos que vão disputar o título de ‘prédio mais alto do mundo’:
Rise Tower
O Rise Tower, em Riade, é projetado para atingir impressionantes 2 quilômetros de altura – mais do que o dobro do Burj Khalifa. Com 678 andares, o edifício foi anunciado em 2023 e fará parte do projeto futurista North Pole, nas proximidades do Aeroporto Internacional King Khalid.
Segundo o Public Investment Fund (PIF), responsável pelo investimento, o custo estimado do empreendimento é de US$ 5 bilhões. O projeto, assinado pelo renomado escritório Foster + Partners, incluirá hotéis de luxo, residências, escritórios, decks de observação, restaurantes e áreas de lazer.
Jeddah Tower
Enquanto isso, em Jeddah (Arábia Saudita), a Jeddah Tower (também chamada de Kingdom Tower) já está em construção e deve ultrapassar a marca de 1 quilômetro de altura até 2028, superando o Burj Khalifa em cerca de 180 metros.
Após atrasos desde 2018, as obras foram retomadas em 2025 e já ultrapassaram o 70º andar. A torre contará com residências e escritórios de luxo, hotel e o deck de observação mais alto do mundo. O projeto faz parte do plano Visão 2030 da Arábia Saudita, voltado à diversificação econômica e atração de investimentos globais.
Burj Azizi
Initial plugin text
Nos Emirados Árabes, o Burj Azizi, em Dubai, também promete impressionar. Com 725 metros confirmados e especulações de atingir quase 1 quilômetro, o prédio terá mais de 131 andares, incluindo residências de luxo, hotel “sete estrelas”, lounges e discoteca mais altos do mundo. A conclusão está prevista para 2027-2028.
O edifício será uma das principais atrações da cidade, localizado próximo ao Burj Khalifa, e promete reforçar a posição de Dubai como líder mundial em mercado imobiliário de alto padrão.



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *