TH Joias assumiu cargo de deputado estadual em 2024 após a morte de Otoni de Paula PaiReprodução / Redes Sociais
Para ocupar a vaga, Castro convocou Rafael Picciani, que será exonerado do cargo de secretário estadual de Esporte e Lazer. A decisão do governador evita a necessidade de abertura de processo de cassação contra TH Joias.
O deputado preso havia assumido em junho de 2024, como 2º suplente, após a morte de Otoni de Paula Pai. O 1º suplente era Picciani, que à época recusou a vaga para permanecer no governo do estado. TH Joias também presidia a Comissão de Defesa Civil da Alerj.
“Por minha determinação, o deputado estadual Rafael Picciani está retomando seu mandato na Assembleia Legislativa. Ele substitui o deputado estadual TH Joias. O retorno de Rafael já estava previsto, mas, diante da operação realizada hoje, decidimos antecipar. O trabalho integrado deixa um recado muito claro: a lei vale para todos”, disse Castro em comunicado nas redes sociais.
Leia o comunicado:
Entenda a prisão
“Estamos diante de uma investigação que comprova a infiltração direta do crime organizado dentro do parlamento fluminense. O deputado eleito para representar a sociedade colocou seu mandato a serviço da maior facção criminosa do Rio de Janeiro. A ‘Operação Bandeirante’ é mais uma demonstração de que não haverá blindagem política para criminosos: seja traficante armado na favela ou de terno na Assembleia, a resposta do Estado será a mesma”, disse.
O que diz a Alerj
Questionada, Alerj informou que tomou conhecimento nesta quarta da expedição de mandados de busca e apreensão em face do deputado, cumpridos em seu gabinete. A Casa informou que as diligências foram acompanhadas pela Procuradoria Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes.
2025-09-03 15:07:00