Durante muito tempo, acreditou-se que o tamanho cintura era o principal indicador de saúde no corpo humano. No entanto, estudos recentes apontam que outra medida pode ser ainda mais eficiente para prever a longevidade: a do pescoço.
Pesquisadores afirmam que o tamanho do pescoço em relação ao corpo pode indicar a saúde de uma pessoa em relação a fatores como risco cardíaco, estado nutricional e até chances de morte.
Isso acontece porque a circunferência do pescoço reflete a distribuição de gordura no corpo. A gordura na parte superior do corpo libera ácidos graxos na corrente sanguínea, prejudicando o controle do colesterol, do açúcar no sangue e do ritmo cardíaco.
Basicamente, medir o pescoço ajuda a estimar a quantidade de gordura visceral, que se acumula ao redor dos órgãos internos e pode causar sérios problemas de saúde.
Melhor que o IMC?
Circunferência do pescoço é considerado importante indicador de saúde
Pixabay
Tradicionalmente, médicos usam o IMC (Índice de Massa Corporal) e a circunferência da cintura para avaliar a saúde. Mas o IMC pode ser enganoso, pois não diferencia músculo de gordura.
“Um fisiculturista competitivo pode ter um IMC elevado, mas claramente não é obeso”, escreveram os médicos Ahmed Elbediwy e Nadine Wehida, da Kingston University, em artigo publicado em agosto.
Quais são os riscos?
Pessoas com um pescoço mais grosso têm mais chances de ter doenças como insuficiência cardíaca
Pixabay
Pessoas com pescoço mais grosso apresentam maior risco de diabetes, resistência à insulina, pressão alta, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.
Além disso, estudos associam a circunferência do pescoço à apneia do sono, distúrbio em que a respiração para e recomeça durante o sono, causando cansaço e problemas de saúde.
Até a saúde sexual pode ser afetada: homens com pescoços mais grossos têm maior risco de disfunção erétil em comparação com aqueles de pescoços mais finos.
Como medir o pescoço?
Para medir a circunferência do pescoço, use uma fita métrica na parte mais fina do pescoço, sem apertar nem deixar folga excessiva.
Embora ainda não haja consenso científico, medidas consideradas preocupantes são:
Homens: acima de 43 cm
Mulheres: acima de 39 cm
Conteúdo Original
Tamanho de uma parte do corpo pode indicar quanto você vai viver; saiba qual
Nenhum comentário