Agentes foram atacados por criminosos na localidade da Quintanilha, segundo a Polícia CivilReprodução
Segundo a Polícia Civil, criminosos atacaram as equipes policiais a tiros em um trecho conhecido como Quintanilha, um dos acessos à Cidade de Deus. O enfrentamento gerou momentos de pânico entre moradores. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra agentes circulando por ruas enquanto se ouve diversos disparos.
Veja o vídeo:
Operação com muitos tiros e apreensão ao lado da linha amarela no Pantanal, Cidade de Deus, Final da Quintanilha. pic.twitter.com/cSeYKLwW0F
— (@SeuCaminhoRJ) September 26, 2025
Ainda de acordo com a corporação, tanto o criminoso morto, quanto o detido eram alvos de investigação por participação no homicídio de Lourenço. A operação resultou ainda na apreensão de um adolescente, um fuzil, uma pistola, diversas munições e drogas.
José Antônio Lourenço integrava a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que estava na Cidade de Deus em apoio a uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) para fiscalizar a qualidade do gelo vendido nas praias da Barra da Tijuca e Recreio, também na Zona Sudoeste.
Segundo relatos, o policial levou um tiro na cabeça. Ele chegou a ser socorrido por colegas e encaminhado em estado grave ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu. Um vídeo mostra a chegada à unidade de saúde – veja abaixo:
Após ser baleado em ação na Cidade de Deus, o policial Civil da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) José Antônio Lourenço Júnior deu entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu.
Crédito: reprodução pic.twitter.com/62yor4JvMJ
— Jornal O Dia (@jornalodia) May 19, 2025
As investigações seguem para identificação de outros envolvidos na morte do policial.