Sebastiana em 'O agente secreto', Tânia Maria se prepara para o Oscar: 'Vou costurar um vestido vermelho pra mim'

Tempo de leitura: 9 min




Além dos conjuntos de tapetes de banheiro que segue confeccionando em sua casa no povoado de Santo Antônio da Cobra, em Parelhas, no interior do Rio Grande do Norte, Tânia Maria tem uma encomenda extra a se dedicar em sua máquina de costuras: o vestido que ela mesma pretende usar na premiação do Oscar, em março do ano que vem.
Oscar publica foto de Wagner Moura e famosos invadem perfil com comentários: ‘Que volte com estatueta’
Por que Maria Fernanda Cândido, estrela de ‘O agente secreto’, mora há oito anos na França
Wagner Moura fala sobre o sucesso do filme ‘O agente secreto’ e revela bastidor inusitado
‘O agente secreto’ estreia com boa crítica internacional, volta de Wagner Moura e artesã atriz; veja mais curiosidades
— Vou fazer pra mim um vestido vermelho, bem bonito — conta a carismática senhora, de 78 anos, que costura desde os 15: — Fazia roupas de todo tipo, até vestidos de noiva. Depois de velha, não quis mais. Os tapetes são um complemento para a minha aposentadoria de um salário-mínimo. Eles custam só R$ 80. Mandei dois pro Wagner.
A artesã e atriz Tânia Maria costura seus tapetes de banheiro
Arquivo pessoal
Wagner é o Moura, astro que divide as atenções com Tânia em “O agente secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho em cartaz nos cinemas há duas semanas. O longa contabiliza quase 700 mil espectadores e é cotado para ser o representante brasileiro na grande cerimônia do cinema mundial, em março de 2026, depois de arrebatar vários prêmios internacionais. Na história tensa, que se passa no Recife (PE) de 1977, tempo de ditadura no Brasil, ela interpreta Sebastiana, a responsável por um prédio que abriga “refugiados”, entre eles o protagonista Marcelo (Wagner). As tiradas da síndica, muito espontâneas, costumam provocar risos na plateia.
— Eu sou igualzinha à Sebastiana, acolhedora e reclamona. Quando eu não gosto de alguma coisa, falo logo que ficou ruim — afirma ela, que espera receber hoje seu primeiro passaporte; o visto para entrar nos Estados Unidos vem em seguida: — Nunca saí do Brasil, vai ser a primeira vez. Era pra eu ter ido pra França, pro festival (de Cannes). Mas eu não aguentava passar uma hora sem cigarro, acendia um no outro. Aí o médico me disse: “Não aconselho a senhora ir, vai entrar em pânico, são muitas horas de voo”. Não fui e fiquei indignada por o cigarro ter me impedido de viajar. Então, parei. Não fumo já faz sete meses, depois de ter fumado por 65 anos. Está sendo bom, mas ganhei 10kg, minhas roupas estão todas perdidas. A que vesti quando fui em Brasília não me cabe mais.
Tânia Maria presenteou Wagner Moura com dois conjuntos de tapete
Reprodução de Instagram
Em agosto, Tânia Maria foi recebida pelo presidente Lula para uma exibição do filme no Palácio da Alvorada:
— A gente conversou tanto! Aqui no povoado não tem campo de futebol, é só estrada de barro. Me pediram que eu comentasse com ele e pedisse para colocar pista e lazer. Lula me disse: “Dou nota 10 para a senhora. Agora me diga do que está precisando”. E eu: “De mais filmes, para eu ganhar dinheiro” — relata, aos risos: — Já tenho três previstos para o ano que vem! Com o dinheirinho que ganhei em “O agente secreto”, comprei mais tecido para fazer tapete.
A artesã e atriz potiguar Tânia Maria recebe o carinho do presidente Lula
Reprodução de Instagram
Tânia foi descoberta quando a equipe de “Bacurau” (2019) montava a figuração do filme, também dirigido por Kleber, no povoado de dois mil habitantes.
— Eu estava costurando. Quando cheguei na sala e dei boa-noite, a mulher que estava “colecionando o povo”, disse: “A senhora é ideal, está contratada”. Ai, que demais! Não precisei nem de teste — relembra ela.
Tânia Maria é sucesso no elenco do filme “O agente secreto”
Reprodução de Instagram
A emoção de se ver grandona na tela do cinema
A atriz conta ter facilidade em memorizar falas:
— Participei de uma oficina com o (diretor assistente e preparador de elenco) Leonardo Lacca. Ele me ensinou que, para decorar rápido o texto, o melhor é escrever no papel.
Sebastiana (Tânia Maria) no filme “O agente secreto”
Victor Jucá/Divulgação
Lacca elogia a personalidade da novata veterana:
— Ela conquistou os alunos nessa oficina. Tem uma facilidade enorme de se colocar em situações, entender relações e sentidos, mas, ao trabalharmos o texto naquele dia, travou numa única palavra: o nome da cidade italiana Sassuolo. Falava sempre errado, se irritava, ficava chateada. Foi embora frustrada porque não conseguia acertar. Na segunda vinda, nem deu bom-dia. A primeira coisa que disse, orgulhosa, foi ‘Sassuolo’.
Sebastiana (Tânia Maria) e Marcelo (Wagner Moura) em cena de “O agente secreto”
Reprodução
Tânia descreve o que sentiu quando se viu pela primeira vez na telona:
— Eu nunca tinha ido ao cinema. Quando me vi grandona em “Bacurau”, não enxerguei mais ninguém. Nem prestei atenção em como era o filme, só queria me ver. Eu apareço dez vezes. Já “O agente secreto” eu assisti oito vezes, e assisto quantas vezes mais vierem.
Celebrada por seu grande ídolo, Tony Ramos
Além de cair no gosto do público, a artesã — que chegou a ter seu nome ventilado por veículos internacionais para uma indicação como atriz coadjuvante —, vem encantando a classe artística. Recentemente, recebeu um vídeo carinhoso de seu ídolo:
— A única novela a que assisti na vida foi “Pai herói” (1979), veja quanto tempo! Sou apaixonada por Tony Ramos, vi só por causa dele (risos). Ele soube e mandou um recado para mim. Eu me emocionei vendo, sou chorona.
Initial plugin text
O vídeo, publicado no perfil de Tânia no Instagram, viralizou e ultrapassou 1 milhão de visualizações em menos de uma semana. A conta, que tinha em torno de 1.300 seguidores antes de “O agente secreto”, agora soma quase 28 mil:
— Eu mesma tiro as fotos e publico ali. Mas só posto e deixo pra lá, não tenho tempo de ficar na internet. Tenho muito a fazer.
‘Escrevi Sebastiana para ser ela’, conta Kleber Mendonça Filho
Tânia Maria e Kleber Mendonça Filho: atriz e diretor do filme “O agente secreto”
Reprodução de Instagram
“Trabalhei com Tânia em ‘Bacurau’ e fiquei muito impressionado com ela durante todo o período de filmagens.Foram oito semanas, mas umas quatro de preparação. A gente conviveu de maneira muito próxima, e ela me chamou muita atenção, a ponto de eu inventar um momento para ela se destacar do coletivo da figuração. Sugeri esse momento que até hoje as pessoas lembram e virou meme: ela perguntando ‘Que roupa é essa, menino?’, quando Lunga (Silvero Pereira) vem toda montada pra batalha. No final do filme ela também traz uma máscara de Papangu para colocar no prefeito. Depois, a gente manteve contato. E naturalmente escrevi o roteiro de ‘O agente secreto’ pensando nela. Pela experiência que tive com Tânia, por ouvi-la, por entender o senso de humor dela, por observá-la e ficar tão fascinado, eu escrevi Sebastiana para ser ela. Costumo falar que Wagner foi o motivo original de o filme existir, mas quando comecei a escrever essa personagem Sebastiana, eu não tinha como não escrever pensando em Tânia Maria”.
Initial plugin text



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/11/sebastiana-em-o-agente-secreto-tania-maria-se-prepara-para-o-oscar-vou-costurar-um-vestido-vermelho-pra-mim.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *