O Prêmio Jabuti, mais tradicional reconhecimento da literatura brasileira, anunciou os finalistas de sua 67ª edição, e o Rio de Janeiro volta a se destacar entre os indicados. A lista, divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), revela uma forte presença de autores cariocas em diferentes categorias.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na categoria Romance Literário, figuram Chico Buarque, com Bambino a Roma: ficção (Companhia das Letras), e Alberto Mussa, com A extraordinária Zona Norte (Todavia). Já em Romance de Entretenimento, o thriller Uma família feliz (Companhia das Letras), de Raphael Montes, representa a ficção carioca contemporânea. Na categoria Crônica, Francisco Bosco concorre com Meia palavra basta (Record). Em Poesia, o veterano Armando Freitas Filho é finalista com Respiro (Companhia das Letras).
+Grátis! Festa Literária de Niterói terá Conceição Evaristo e Mia Couto
A cerimônia de entrega está marcada para 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube. Os vencedores das 23 categorias, que abrangem os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, receberão a estatueta do Jabuti e R$ 5 mil.
O prêmio máximo, de Livro do Ano, garantirá ao autor vencedor R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres, em comemoração ao Ano da Cultura Brasil–Reino Unido. Com 4.530 obras inscritas, o Jabuti reafirma sua importância como vitrine da produção literária nacional e celebra a vitalidade criativa que também pulsa na capital fluminense.
Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/escritores-cariocas-premio-jabuti/