Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Comer & Beber Experience desembarca pela primeira vez em Petrópolis, na Serra Fluminense, junto com o Festival Bossa & Sabores.
Com entrada gratuita, o evento chega para celebrar a pluralidade de sons e sabores do Rio em um fim de semana recheado de grandes — e deliciosas — atrações.
Dez chefs premiados vão comandar as caçarolas no coração do Centro Histórico de Petrópolis — Rafa Costa e Silva, do Lasai, duas estrelas Michelin, e do Bonaccia Osteria, recém-aberto na região; Kátia Barbosa, dos brasileiríssimos Aconchego Carioca e Sofia; Pedro Coronha, do contemporâneo Koral; Lydia Gonzalez, do autoral Angá Ateliê Culinário; e Eric Ueda, do japonês Casa Ueda.
As pedidas sairão a partir de 20 reais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Dono do contemporâneo Koral, o chef Pedro Coronha vai preparar um fresquíssimo atum mediterrâneo e o arroz de corais, que leva peixe, polvo, chorizo e caldo de frutos do mar. Para adoçar o paladar tem fondant de chocolate regado com creme de pistache e flor de sal.
Comandando uma cozinha original, a chef petropolitana Lydia Gonzalez vai apresentar os sabores autorais e refinados em cartaz no restaurante Angá Alteliê Culinário: receitas como a mandioca dourada na manteiga, acompanhada por beurre blanc de tucupi e folhas tostadas.
Endereço do melhor café da manhã do Rio, o Empório Jardim estará presente com delícias doces e salgadas da chef Paula Prandini. Quem resiste ao éclair de chocolate aí da foto? Ou ao famoso pão de queijo feito com o legítimo gruyère francês?
Kátia Barbosa, a inventora do bolinho de feijoada, petisco que se popularizou por todo o Brasil, traz a receita para o festival. A chef do Aconchego Carioca e do Sofia também servirá seu arroz de moqueca com camarões.
As pizzas da Capricciosa ganham coberturas variadas, desde calabresa até a di burrata, com molho de tomate, presunto royale e stracciatella. Haverá ainda lasanha e, na ala doce, o famoso tiramisu da casa.
O porquinho de quimono, um dos petiscos mais famosos do Bar da Frente, é feito em massa de harumaki e recheado com costelinha suína e requeijão de ervas. Já a polentinha cremosa de Mari Rezende vem com um delicioso ragu de linguiça de pernil. Fica a dica.
Embaixada portuguesa na Lagoa, o Rancho Português sobe a serra com o bacalhau à brás, desfiado com batata palha, ovo mexido, azeitona e alho frito, o arroz de pato molhadinho com rodelas de chouriço português, e seus irreparáveis pastéis de nata. Vai ser difícil resistir.
Eric Ueda, da Casa Ueda, premiado como chef revelação de 2024, vai preparar o ramen shoyu, um macarrão artesanal imerso em caldo com nacos de copa lombo, ovo, naruto, nori e cebolinha, além de guioza suína.
+ Petrópolis recebe a estreia do Comer & Beber Experience no Rio
Parada obrigatória da boemia carioca na Tijuca, o Bar do Momo traz um de seus maiores clássicos: o bolinho de arroz recheado com mussarela, parmesão, queijo prato e linguiça calabresa. Vai ter também um arroz de rabada campeão e pudim de leite, daquele com a textura lisinha.
Dono de duas estrelas Michelin no Lasai, o chef Rafa Costa e Silva também comanda o Bonaccia, de pegada italiana, que estará presente com o arancino, bolinho de risoto recheado com mussarela de búfala e presunto italiano, e a sensacional lasanha com fonduta de queijo aí da foto.
BOSSA NOSSA
A programação musical do evento
SEXTA, 19/9
20h Orquestra
Sinfônica Brasileira
com participação
de Leila Pinheiro
SÁBADO, 20/9
16h Roberto Menescal
e Analu Sampaio
18h Wanda Sá
20h Toquinho
DOMINGO, 21/9
13h30 Roda de samba
com Cacique de Ramos
14h30 Theo Bial
16h Bossacucanova
17h João Felippe
19h Danilo Caymmi
ONDE
Avenida Tiradentes e Rua São Pedro de Alcântara, Centro Histórico, Petrópolis
ENTRADA
Grátis
Compartilhe essa matéria via: