Saiba como pedir dinheiro de volta caso sofra o golpe do Pix

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O Banco Central (BC) fará uma atualização no sistema de devolução de fraudes no Pix, para ampliar o rastreio do “caminho do dinheiro”. Segundo o BC, as alterações vão fazer com que a devolução de recursos aconteça em até 11 dias após a contestação.
A ferramenta usada para este processo é chamada de Mecanismo Especial de Devolução (MED). Atualmente, a devolução dos recursos é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. No entanto, o rastreamento da movimentação é dificultado, pois os fraudadores normalmente, conseguem retirar rapidamente os recursos dessa conta e transferi-los para outras contas.
Com a atualização, o MED vai verificar os caminhos do recursos, ao identificar todos os participantes envolvidos nas transações feitas a partir da fraude.
A nova funcionalidade estará disponível para uso das instituições financeiras a partir de 23 de novembro. A funcionalidade será obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026.
Como pedir o Pix de volta?
Segundo o BC, para solicitar o recurso de volta, é necessário registrar o pedido de devolução em sua instituição financeira em até 80 dias da data em que você fez o Pix.
Veja o passo a passo:
Reclame junto à instituição;
A instituição avaliará o caso e, se entender que foi um golpe, o recebedor do seu Pix terá os recursos disponíveis bloqueados na conta;
O caso é analisado em até sete dias. Se for concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, o dinheiro será recebido de volta em até 96 horas (integral ou parcialmente), se houver recurso na conta do fraudador;
Caso a devolução tenha sido feita parcialmente, o banco do fraudador deverá realizar múltiplos bloqueios ou devoluções parciais sempre que forem creditados recursos nessa conta, até que se alcance o valor total da devolução ou 90 dias contados a partir da transação original.
A partir de outubro
A partir de 1º de outubro, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) de Pix terá autoatendimento para as vítimas de fraudes, golpes e crimes. De forma simples e intuitiva, as pessoas que forem lesadas poderam contestar transações por meio do aplicativo dos bancos, sem a necessidade de interação com o atendimento humano.
Através das plataformas, será possível ainda consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados.



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