Um dos muitos edifícios icônicos do século passado na Rua Senador Dantas, no Centro, se tornou residencial. Um complexo de dois prédios dos anos 1940, que já serviu de sede local para o banco Prosper e Loteria Federal, hoje se chama Send Cooliving e tem, atualmente, cerca de 30 unidades ainda disponíveis para venda.
O edifício fica na altura dos números 80 e 84 da Senador Dantas e foi um dos primeiros a integrar o projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio. As obras, que terminaram em 2022, submeteram a estrutura a um retrofit e unificaram os dois blocos, que se tornaram um só prédio com 264 apartamentos em estilo “studio”, variando de 28m² a 68m² — além de seis lojas no térreo.
Reforma manteve elementos históricos na entrada do prédio
A revitalização foi realizada pela construtora WTorre. A proposta do projeto era atender à demanda por novas unidades residenciais no Centro que o programa municipal busca incentivar sem prejudicar a estrutura histórica do espaço, que já foi residencial. Inaugurado na década de 1940, um dos blocos funcionava como Condomínio Maria Cândida no séc. XX e era vizinho ao prédio que se tornou a sede do banco, construído na década seguinte.
“A gente queria fazer um retrofit, mas deixar a presença dos anos 40 e 50 permanecer. Para isso, pegamos o portão de entrada ali da Senador Dantas e restauramos. Nós restauramos o mármore e o corrimão das escadas de emergência. Preservamos também um mosaico português que tem no interior, os sulcos da fachada… Então, são elementos para quem está vivendo lembrar que aquele espaço é parte da História”, conta Yasmin Odlevati, coordenadora de desenvolvimento imobiliário da construtora.
Entre as principais mudanças da obra, está a construção de novos pavimentos nos dois blocos. O edifício que ocupa o nº 80 da Senador Dantas ganhou mais dois andares acima dos 18 que já tinha. O bloco vizinho, por sua vez, ganhou mais um pavimento e um rooftop.
Além disso, o projeto da construtora aprovado no Reviver Centro também criou uma área de uso comum no prédio, com o espaço para as lojas. O pavimento não-residencial fica no térreo e faz a conexão entre os dois blocos. A área já está em funcionamento desde a conclusão das obras, mas ainda tem algumas lojas fechadas.
As unidades ainda disponíveis pertencem ao fundo de investimento Jive. Segundo a empresa, as 30 unidades em estoque são mobiliadas e estão disponíveis também para investidores interessados em rentabilizar.

