O projeto “Pesca Fantasma”, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Evaldo Sales, no bairro Peró, em Cabo Frio, foi escolhido como destaque ambiental em defesa do meio marinho. O reconhecimento ocorreu durante a cerimônia nacional de entrega do selo internacional da Bandeira Azul, realizada no Guarujá (SP), com a presença de representantes de diversos estados brasileiros.
O evento marcou a entrega das bandeiras da temporada 2025/2026 para praias, marinas e embarcações de turismo comprometidas com a qualidade ambiental e o turismo sustentável. A Praia do Peró receberá, pela oitava vez consecutiva, o selo, na primeira semana de dezembro.
Sobre o projeto dos estudantes do Peró
O projeto consiste na coleta de materiais de pesca perdidos ou abandonados por pescadores amadores na praia conhecida como Pesqueirinho, que integra o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). Após treinamento, os estudantes — todos moradores do Peró e conhecedores da região — realizam mergulhos para recolher redes, anzóis, linhas e outros objetos que representam risco à fauna marinha, especialmente tartarugas e peixes costeiros.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com a coordenação local do programa Bandeira Azul. O secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Nogueira Júnior, representou Cabo Frio na cerimônia. Para conquistar e manter a Bandeira Azul, as praias devem atender a critérios rígidos, como qualidade da água, segurança, presença de salva-vidas, envolvimento da comunidade local e programas de educação ambiental.
“Os nossos alunos do Peró estão de parabéns por desenvolverem esse trabalho incrível sobre a pesca fantasma. É uma grande inspiração para outras escolas e comunidades”, afirmou a bióloga Luísa Rieth, coordenadora local do programa Bandeira Azul.
Estudantes realizam pesquisas na restinga do Peró e desenvolvem outros projetos em parceria com o programa Bandeira Azul
O diretor da escola, professor Jefferson Justino Soares, também comemorou o reconhecimento nacional e lembrou que, além do projeto “Pesca Fantasma”, os estudantes realizam pesquisas na restinga do Peró para catalogar espécies endêmicas e desenvolvem outras ações em parceria com o Programa Bandeira Azul, como o projeto Guia Mirim, que orienta turistas nas trilhas do Morro do Vigia.
“Estou muito feliz com o destaque nacional para a Praia do Peró. Desde 2003, em parceria com o professor Rafael Bonante, coordenamos o projeto ‘Pesca Fantasma’, recolhendo, pesando e quantificando materiais de pesca abandonados. É gratificante ver os estudantes como protagonistas dessas ações, gerando mudanças reais nos hábitos e na consciência ambiental. Muitos ex-alunos, hoje no ensino médio, continuam participando voluntariamente”, destacou Jefferson Soares.
