Prodígio da natação bate recorde de onze anos de atleta que mentiu sobre assalto na Rio-2016

Tempo de leitura: 9 min
Prodígio da natação, Léon Marchand bate recorde de onze anos — Foto: Carmen Mandato/AFP


A atual estrela da natação masculina, o francês Léon Marchand, quebrou o recorde mundial dos 200m medley e avançou para a final desta prova nesta quarta-feira, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Cingapura. O francês de 23 anos, tetracampeão olímpico em Paris 2024, venceu as semifinais com o tempo de 1:52.69, superando em mais de um segundo a marca do americano Ryan Lochte desde 2011 (1:54.00) — americano que ficou conhecido após falsa denúncia de assalto enquanto estava no Rio para a disputa os Jogos Olímpicos de 2016.

  • Noruega: lateral ganha 40 sacos de aveia, 100 ovos e 20 litros de leite como prêmio de melhor da partida
  • Laura Dahlmeier: campeã olímpica morre após acidente em cordilheira de 5.700 metros no Paquistão

Marchand, que já detinha o segundo melhor tempo da história (1:54.06, conquistado no ano passado em Paris), buscará seu sexto título mundial na quinta-feira. Em um dia em que as grandes estrelas não disputaram medalhas, o tunisiano Ahmed Jaouadi conquistou a primeira grande vitória de sua carreira ao conquistar o ouro nos 800m livre com o tempo excepcional de 7:36.88.

O nadador, quarto colocado nesta distância em Paris 2024, superou os alemães Sven Schwarz (7:39.96) e Lukas Maertens (7:40.19) por mais de três segundos, enquanto o americano Bobby Finke, campeão olímpico dos 1500m, terminou em quarto, logo atrás do pódio.

Leon Marchand conquistou seu quarto ouro nos Jogos de Paris ao vencer a prova dos 200m medley da natação — Foto: Oli Scarff/AFP

O italiano Simone Cerasuolo e o americano Luca Urlando se tornaram os novos campeões mundiais nos 50 m peito e 200 m borboleta, respectivamente. Campeã olímpica e recordista mundial nos 100m livre, a chinesa Pan Zhanle causou grande surpresa ao ser eliminada da final desta distância, após terminar em 10º lugar nas semifinais.

Décimo ouro no Campeonato Mundial para O’Callaghan

Na única final feminina do dia, a australiana Mollie O’Callaghan conquistou sua 10ª medalha de ouro no Campeonato Mundial ao vencer a final dos 200m livre, prova da qual é a atual campeã olímpica. Na primeira das duas provas de revezamento misto programadas para este campeonato, o revezamento 4x100m livre, o ouro foi para a equipe de atletas neutros que participou na ausência da Rússia, excluída devido ao conflito na Ucrânia.

O interesse da mídia nesta quarta-feira também diminuiu fora da piscina devido a dois eventos fora das competições. A australiana Sam Short, que buscava um pódio na final dos 800m, não pôde competir, tornando-se a mais recente de uma série de nadadores afetados por problemas estomacais nos últimos dias.

“Neste momento, não está claro onde ele adoeceu e continuamos investigando a causa”, afirmou a federação australiana em um comunicado. “A grande maioria da equipe”, segundo o gerente geral da federação australiana, Greg Meehan, que foi acometido por uma crise de gastroenterite durante o treinamento pré-campeonato na Tailândia.

A própria Gretchen Walsh declarou que se sentia “frágil” antes de se tornar campeã mundial dos 100m borboleta na segunda-feira.

Yu Zidi avança para sua segunda final

Outro tópico que continua sendo discutido é o da nadadora chinesa Yu Zidi, que na segunda-feira ficou a apenas seis centésimos de segundo do pódio nos 200m medley, apesar de ter apenas 12 anos. O regulamento da federação internacional (World Aquatics) exige que os participantes desses campeonatos tenham pelo menos 14 anos de idade, mas deixa a porta aberta para nadadores mais jovens competirem, desde que atendam à idade mínima exigida.

“Nossas notas mínimas são tão rigorosas que nunca imaginei que uma menina de 12 anos pudesse alcançá-las”, admitiu Brent Nowicki, CEO da World Aquatics, em entrevista coletiva.

O dirigente garantiu que a entidade “analisará a situação” para verificar se os critérios de seleção devem ser mais rigorosos ou se a situação atual deve ser mantida. Yu Zidi se classificou para a final dos 200m borboleta na quarta-feira com o oitavo melhor tempo e também pretende competir nos 400m medley no domingo.



Conteúdo Original

2025-07-30 10:58:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *