Primeiro dia útil do Jaé tem desprevenidos, informações erradas e reclamação

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A caminho do trabalho e dos afazeres do dia a dia nesta segunda-feira, os passageiros da cidade do Rio de Janeiro encaram uma novidade na mobilidade: é o primeiro dia útil de operação exclusiva do Jaé nos modais municipais (ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos”). A mudança em definitivo para o novo sistema de bilhetagem, que substitui o Riocard nesses transportes desde o último sábado, ainda causa dúvidas, reclamações e problemas de embarque, muito por conta de informações erradas, e pegou a muitos desprevenidos. Nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes acompanha este primeiro dia do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) e garante que ‘ninguém vai deixar de embarcar’.
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No Terminal Alvorada, um dos principais da cidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, passageiros estão com dificuldades para o embarque, ou de seguir viagem. Depois de encarar a fila da 805 (Alvorada x Jardim Oceânico), a doméstica Joana da Costa, de 51 anos, pagou um “mico”, como ela própria descreveu:
— Fui passar o Riocard e ele não passou. Pensei que ia ter mais tempo (para a migração), então até pedi meu Jaé, só não fui buscar. É uma chatice — disse ela, que precisou descer do ônibus para abrir o aplicativo e, enfim, conseguir embarcar.
Na prática, apenas um público poderá seguir embarcando com Riocard em ônibus, BRTs e VLTs: quem tem o benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), destinado a quem tem renda de até R$ 3.205,20, bancado pelo governo estadual. Mas, logo cedo, uma dessas beneficiárias, a doméstica Ana Claudia de Souza, de 46 anos, foi surpreendida ao embarcar na linha 881 (Curicica x Jardim Oceânico).
— O motorista não deixou o pessoal com Riocard entrar. Falou que todo mundo já devia estar prevenido, porque é lei, desde o dia 2, não aceitar o Riocard. Ainda bem que eu estava com dinheiro na mão — disse ela, que, ao chegar no Alvorada, tratou de recarregar um cartão avulso do Jaé.
Ana Claudia de Souza na fila para regarga do cartão Jaé
Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Já a cozinheira Georgina da Silva Santos, de 46 anos, relata que recarregou seu Jaé numa máquina de autoatendimento e, quando foi pegá-lo, o cartão ficou preso. Na segunda tentativa, ela conseguiu o cartão, mas, ao passar no validador, o bilhete não funcionou. Revoltada, com dinheiro e o cartão em mãos, ela desabafou:
— Precisei pegar 10 reais com o cara da lanchonete e fiz um PIX para ele. Fazem de tudo para atrapalhar a vida da gente, nada para ajudar.
Em nota enviada nesta manhã, a Rio Ônibus afirma que está em contato com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) para informar sobre os problemas enfrentados na hora do embarque. Nos ônibus municipais, os passageiros podem embarcar utilizando o Jaé, QR Code no aplicativo do Jaé, Riocard apenas quando com o Bilhete Único Intermunicipal (integração tarifária) e dinheiro em espécie.
“O pagamento da passagem é obrigatório para embarcar nos ônibus, seja por meio do Jaé ou em espécie. O Rio Ônibus está atendendo as determinações da Prefeitura buscando minimizar as dificuldades causadas pelos problemas e falhas no sistema Jaé. O Sindicato já está entrando em contato com a SMTR para solicitar providências”, diz a nota da Rio Ônibus.
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Acompanhamento dos embarques
O prefeito Eduardo Paes destacou que, prevendo problemas e dúvidas neste primeiro dia útil, funcionários da prefeitura e do Jaé estão nos principais pontos de transporte da cidade, como terminais e locais de embarque de grande circulação, para atender à população. Ele orienta que os passageiros que tenham qualquer questão sobre o uso do novo bilhete procurem um destes atendentes. Caso os cartões ou o sistema no aplicativo apresente problema, ele garantiu que o embarque será feito.
— O comando que nós demos para todo o pessoal da prefeitura é de que ninguém vai deixar de embarcar. Óbvio que se apontar algum problema, nós temos, de novo, pessoas espalhadas pelos principais corredores da cidade, nos principais pontos de ônibus, nos principais terminais, tomando decisão, identificando se, de fato, o problema é real, ou não. Então, todas as pessoas vão poder embarcar hoje. É óbvio que ninguém pode inventar um problema. A gente vai checar — garantiu Paes, em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo.
Ainda segundo o prefeito, entre 76% e 77% das viagens já é feita com o Jaé, isto no montante de 3 milhões por dia. Ele voltou a afirmar que têm ocorrido problemas pontuais no sistema. Os vales-transportes solicitados pelas empresas somam 450 mil, de acordo com balanço do município.
— Mesmo as empresas que deixaram para cima da hora, apesar de já saberem há muito tempo que essa virada ia acontecer. Mas todos os valores foram liberados, todos os cartões foram liberados, então, a gente vem cuidando com muita atenção dessa operação, vem olhando dia a dia, fim de semana com muitas reuniões, acompanhando sábado e domingo. A gente está pronto para atender, não vamos deixar ninguém não embarcar ou deixar de se locomover para o seu trabalho em razões de problemas, desde que sejam problemas reais.
Entre aqueles que precisarão aposentar o Riocard, como a promotora de supermercados Sheila Alves, de 54 anos, a revolta é pelo saldo que teme ser perdido no cartão antigo.
— Tenho quase três mil reais de crédito no Riocard. É muita falta de informação. Umas três vezes vim até a loja do Riocard, peguei fila quilométrica e ela disse para eu usá-lo até acabar o crédito. Fui passar no ônibus agora de manhã e não passou. Tive que pagar em dinheiro, olha que transtorno — diz ela.
Reembolso
Na prática, a Riocard oferece reembolso do saldo, que será depositado numa conta bancária. Para solicitar o reembolso de saldo, o Riocard deve estar vinculado ao CPF do usuário. Neste caso, basta ir a uma loja da Riocard ou entrar numa videochamada no site http://teleatendimentolojas.riocardmais.com.br/cliente. Em caso de beneficiários de vale-transporte, também é necessário uma autorização da empresa contratante para a realização da operação.
Para evitar tumultos e confusões, equipes da Prefeitura do Rio trabalham para orientar os passageiros. Funcionários estão uniformizados passando informações sobre essa transição de sistemas. No início da manhã, filas se formaram para recarregar o Jaé em máquinas de autoatendimento.



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