Prefeitura lança Plano Verão 2025/2026 e promete ações para evitar enchentes em Acari e Realengo

Tempo de leitura: 4 min
Projeto prevê obras ao longo do rio Acari para prevenir enchentes – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio


A pouco menos de dois meses para o início do verão, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (23), as ações previstas para o Plano Verão 2025/2026, projeto anual do município para prevenir os efeitos das fortes chuvas do período e dos níveis elevados de calor. Neste ano, o foco será evitar enchentes em regiões sensíveis da cidade, como Acari e Realengo.

Uma das principais obras do projeto de ações é o desassoreamento do Rio Acari. O vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) disse que a previsão é de um investimento total de R$ 368 milhões em obras ao longo do rio. O objetivo é restaurar a capacidade de vazão do leito para evitar enchentes a longo prazo.

Projeto prevê obras ao longo do rio Acari para prevenir enchentes – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

As intervenções devem correr em nove bairros atravessados pelo rio Acari, começando na altura do metrô da Pavuna e seguindo até o Jardim América. Em anúncio, a Prefeitura também disse que pretende realocar moradores que vivem em áreas consideradas de risco. As ações se iniciam no verão, mas só devem terminar em meados do próximo ano.

Disque-árvore, áreas verdes, piscinão em Realengo: o que mais foi anunciado no Plano Verão

As obras no rio Acari devem contar com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O mesmo programa também prevê obras em Realengo, que foram citadas no lançamento do Plano Verão. Além da ampliação do Parque Realengo para 150 mil m², anunciada por Eduardo Paes (PSD) no último fim de semana, a Prefeitura disse que pretende construir um novo piscinão no bairro da Zona Oeste.

O piscinão deve ter capacidade para 20 milhões de litros e seguir os moldes do que foi instalado na Praça da Bandeira. Lá em Realengo, também estão previstas obras nos rios Piraquara e Catarino para prevenir novas enchentes no verão.

Outra meta do Plano Verão anunciada pela Prefeitura nesta quinta (23) é dar continuidade às obras no Jardim Maravilha. A primeira fase de intervenções para reduzir o risco de enchentes por lá foi concluída no final do Plano Verão passado, em março deste ano.

Retomada em obras no Jardim Maravilha também foi anunciada para verão 2025
Retomada em obras no Jardim Maravilha também foi anunciada para verão 2025 – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Agora, a Prefeitura pretende construir um dique de 3,4 km e reservatórios abertos para conter o fluxo do rio Cabuçu-Piraquê. A licitação para a obra já foi publicada no Diário Oficial desta quinta (23).

Por fim, a Prefeitura também anunciou, através da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, novos projetos de arborização da capital para a reta final do ano. Um deles é o “Disque-Árvore”, nova função dentro do telefone de solicitação de serviços da Prefeitura (1746) para moradores que queriam pedir a manutenção ou plantio de árvores.

Outra meta de arborização é a implantação de 40 km de corredores verdes lineares, com vegetação de Mata Atlântica, ao longo da cidade, sobretudo na Zona Norte. A Prefeitura pretende plantar as novas árvores até o final do verão.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/prefeitura-lanca-plano-verao-2025-2026-e-promete-acoes-para-evitar-enchentes-em-acari-e-realengo/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *