A Prefeitura de Niterói deu mais um passo para fortalecer a saúde pública municipal com o lançamento, nesta quarta-feira (1º/10), do edital de licitação para a reforma e adaptação do futuro Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades de Niterói. O equipamento, que será instalado no antigo prédio da Amil, na Região Oceânica, desapropriado pelo município em maio de 2025, representa o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Rodrigo Neves e uma revolução no acesso a serviços de diagnóstico de média e alta complexidade.
“Este Super Centro é mais do que uma obra; é a materialização de um compromisso que assumimos com a população de Niterói. Estamos cumprindo a promessa de levar saúde pública de qualidade e com agilidade para perto das pessoas. A desapropriação deste prédio e a criação deste centro estratégico vão transformar a realidade de milhares de famílias que hoje dependem do SUS e enfrentam longas esperas por exames especializados. Estamos investindo para salvar vidas através do diagnóstico precoce e de um atendimento mais humanizado e eficiente”, afirmou o prefeito.
O futuro centro concentrará exames essenciais como tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, colonoscopia, ecocardiograma, mamografia e uma ampla gama de exames de imagem, além de outros exames diagnósticos. O objetivo central é reduzir significativamente as filas por esses procedimentos, garantindo agilidade, eficiência e um atendimento de qualidade para a população niteroiense. O projeto também prevê a realização de consultas de especialidades, como ortopedia, cardiologia, oncologia, ginecologia, reabilitação cardiológica, entre outras.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destaca que a implantação do Super Centro é um avanço para a rede municipal.
“A criação do novo Centro representa um avanço fundamental para a saúde pública de Niterói. Vamos oferecer em um só espaço exames de mamografia, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, com equipamentos modernos e equipes qualificadas para atendimento de especialidades. Esse projeto vai ampliar a capacidade de atendimento, diminuir o tempo de espera para consultas e exames e aproximar ainda mais os serviços de saúde da população. É um passo importante para fortalecer toda a rede e garantir mais qualidade e eficiência para os niteroienses”, destaca a secretária.
Com a licitação aberta, a Prefeitura inicia a fase de escolha da empresa que executará as adequações e posteriormente a operação, dando início a mais um importante capítulo no fortalecimento da saúde pública em Niterói. As intervenções irão ocorrer em duas etapas, com previsão de entrega da primeira fase em março de 2026.
Investimentos na Saúde — Somente em 2025, a Prefeitura lançou o Programa Fila Zero, que prevê uso de parcerias com entidades privadas ou sem fins lucrativos para eliminar a espera por exames no SUS, com remuneração complementar por meio de tabela emergencial. Além disso, foi inaugurado o Laboratório Municipal Miguelote Viana, ampliado para realizar até 200 mil exames mensais, com exames de média e alta complexidade e apoio à descentralização de serviços públicos de saúde. Também foram contratados 267 novos profissionais de saúde, fortalecendo a rede municipal com mais equipes para dar conta da demanda. A gestão inaugurou o módulo do programa Médico de Família do Serrão e Juca Branco, a nova unidade beneficia cerca de 5 mil moradores das comunidades, reforçando a rede de atenção primária à saúde do município.
Em agosto deste ano, a Secretaria também entregou o novo Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM), no Hospital Municipal Carlos Tortelly, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, que funcionará 24 horas. Além disso, a Enfermaria 2 foi totalmente reformada. A gestão também inaugurou o novo módulo do Programa Médico de Família do Serrão e Juca Branco — unidade que beneficia cerca de 5 mil moradores das comunidades. Além disso, reabriu o Módulo do Morro do Céu, que atende mais de 973 famílias, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
Seguindo nos avanços e entregas, a Secretaria inaugurou as melhorias realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Monteiro Lobato, parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O CAPSi é uma unidade voltada para o público infantojuvenil, com atendimento para jovens de até 18 anos. O centro conta com 781 indivíduos ativos, 2.000 inscritos e realiza cerca de 80 atendimentos diariamente.
Também foi realizada a reforma completa da sede da Policlínica Regional de Piratininga, inteiramente revitalizada para oferecer serviços de saúde com mais qualidade, infraestrutura adequada, conforto e acessibilidade à população.