Um português de 56 anos foi condenado a seis anos e nove meses de prisão depois de ser flagrado tentando entrar no Reino Unido com quase 900 mil libras (R$ 6,5 milhões) em cocaína escondidos dentro de uma scooter elétrica de mobilidade. Segundo a polícia, ele tinha se apaixonado por uma “mulher que provavelmente não existe” nas redes sociais, e estava tentando levantar fundos para “ajudá-la”.
Casimiro de Lemos Francisco, natural de Guimarães (Portugal), desembarcou em Manchester (Inglaterra) vindo de Barbados, no dia 30 de março. Apesar de circular pelo aeroporto em uma scooter, a Justiça inglesa descobriu que ele não tinha qualquer problema de locomoção. O veículo era, na verdade, parte de um plano para esconder 12,8 kg de cocaína pura.
Segundo a promotoria, a droga estava escondida no assento e no encosto da scooter. Dentro da bateria, policiais ainda encontraram um rastreador que permitia aos criminosos monitorar o trajeto do carregamento.
Droga estava escondida no assento e no encosto da scooter elétrica usada pelo criminoso
Reprodução
No tribunal, a defesa de Casimiro contou que ele tinha se apaixonado por uma mulher que conheceu no Facebook, mas que “provavelmente nem existe”. A advogada Rachel Shenton explicou:
“Em muitos aspectos, ele foi um homem ingênuo, apaixonado por uma mulher. Entrou em algo que não faz sentido e acabou cometendo esse crime.”
O português acreditava estar ajudando a suposta namorada a receber uma herança. A advogada ainda destacou que ele tinha acabado de sair da prisão em Portugal, estava cheio de dívidas e esperava receber algum dinheiro pelo transporte.
Apesar disso, a própria advogada admitiu:
“Em relação a este crime, ele não é uma vítima. Ele sabia o que estava fazendo, aceita sua culpa e responsabilidade.”
Durante o julgamento, o juiz responsável pelo caso disse que a tentativa de contrabando não era “o tipo de operação simples que vemos com malas cheias de drogas”, mas sim algo relativamente sofisticado.
A Justiça levou em conta apenas a viagem em que Casimiro foi flagrado pela polícia, embora houvesse provas de que ele já tinha feito o mesmo trajeto antes com a scooter.
Agora, além da pena de prisão, o português deve ser deportado de volta ao seu país de origem após cumprir parte da sentença.
Conteúdo Original
Português 'ingênuo' cai em golpe amoroso no Facebook e terá que passar quase 7 anos preso
Nenhum comentário