Por que Walace tem sido pouco utilizado no Cruzeiro?

Tempo de leitura: 4 min


A trajetória do volante Walace, do Cruzeiro, tem sido bem diferente do que os torcedores da Raposa e até mesmo do que o próprio jogador esperavam. Contratado em julho do ano passado, com grande expectativa e por valores consideráveis (o time celeste gastou R$ 42,9 milhões para tirá-lo da Udinese, da Itália), o atleta não conseguiu se firmar no time titular do Cruzeiro desde que chegou à Toca da Raposa II. Mesmo com a chegada do técnico Leonardo Jardim, este panorama se manteve.

E o português tem uma explicação para a pouca utilização de Walace. O volante, segundo Jardim, tem características diferentes das que o treinador deseja para o esquema de jogo do time azul.

“Os dois volantes que geralmente jogam têm projeção de jogo, deslocamento. O Lucas (Silva) entra na área, o Romero parece em momentos mais verticais. E o Walace é mais cabeça de área. Jogando com dois volantes, não é bem a característica que pretendo. Por isso ele tem sido menos utilizado que outros que conseguem proporcionar aquilo que é minha forma de jogar”, esclareceu, em entrevista ao programa Os Donos da Bola, da TV Band Minas.

Porém Jardim fez questão de ressaltar que não se trata da qualidade técnica de Walace, e sim das características de jogo do camisa 5 celeste. “Com certeza se Walace estivesse com um treinador que organiza a equipe de forma diferente, poderia ser mais titular”, pontuou.

Walace foi um dos primeiros reforços da era Pedrinho e chegou ao Cruzeiro com status de grande contratação. Porém não conseguiu repetir as grandes atuações dos tempos de Grêmio e Udinese, que o consagraram no futebol, e virou alvo de críticas da torcida cruzeirense.

O meio-campista chegou a ser sondado por outros clubes brasileiros neste ano, porém sempre manifestou o desejo de permanecer no time celeste. Jogador e staff entendem que ainda é possível Walace dar a volta por cima e mostrar alto rendimento com a camisa azul.

Nos bastidores da Toca da Raposa II, fala-se que o camisa 5 é dedicado aos treinamentos em busca de espaço e de se aperfeiçoar fisicamente. No entanto, alguns fatores o atrapalharam, como adaptação ao futebol brasileiro.

Walace está vetado de se transferir para outro clube da Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. O atleta completou sete jogos com a camisa da Raposa no Brasileirão deste ano e, por isso, não pode mais jogar por outra equipe que disputa a primeira divisão do Brasil nesta temporada.

O volante atingiu o sétimo jogo pelo torneio de pontos corridos no dia 20 dejulho, ao entrar no jogo contra o Juventude, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Antes, o jogador já havia entrado em campo contra Mirassol, São Paulo, Bahia, Red Bull Bragantino, Sport e Grêmio.



Com informações da fonte
https://www.otempo.com.br/sports/cruzeiro/2025/9/12/por-que-walace-tem-sido-pouco-utilizado-no-cruzeiro-leonardo-jardim-explica

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *