Ponte improvisada em Conselheiro Paulino segue interditada e preocupa moradores em Nova Friburgo

Tempo de leitura: 3 min
1 de 1 Ponte improvisada interditada e preocupa moradores em Nova Friburgo — Foto: Pablo Machado




Obras em ponte de Conselheiro Paulino afetam tráfego e comércio em Nova Friburgo
Uma ponte de madeira improvisada por comerciantes para permitir a passagem de veículos no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, continua interditada. O motivo é um muro que impede o acesso de carros, apenas motos conseguem atravessar.
O muro pertence à casa da moradora Maria Roselene Daudt, conhecida como Dona Lene, que afirmou não ter autorizado a demolição da estrutura. Segundo ela, o terreno é particular e não será cedido para a passagem de veículos.
“Eu não posso permitir derrubarem meu muro. É parte da minha casa. Quero que resolvam de forma correta, sem me prejudicar”, disse.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
A prefeitura informou que entrou na Justiça para solicitar uma servidão administrativa temporária, com pedido de liminar de posse provisória do terreno. O município afirma que, após o fim das obras, o muro será reconstruído e o terreno devolvido.
A ponte original, localizada na Rua Clarindo da Rosa Teixeira, um dos principais acessos ao distrito, precisou ser demolida para as obras de alargamento do córrego, parte de um projeto de prevenção a enchentes.
Para reduzir os impactos, comerciantes se uniram e compraram toras de madeira, construindo a ponte provisória com apoio da prefeitura.
Mesmo assim, os transtornos continuam. Muitos comerciantes relatam queda no movimento e prejuízos desde o início da intervenção, em setembro.
“A gente teve que improvisar para não ficar isolado, mas está difícil. O movimento caiu muito”, contou a vendedora local, Juliane Pereira.
“As pessoas evitam vir porque acham que está tudo interditado. Está difícil manter o comércio aberto assim”, afirmou a empresária da região, Andréia Iorio.
A prefeitura esclareceu que o Ministério Público reconheceu o interesse público da medida, mas a Justiça marcou audiência sobre o caso para 26 de novembro. O município disse que vai recorrer, por considerar a situação emergencial.
O órgão também destacou que a obra é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Em nota, o Inea informou que a intervenção segue em execução e passa por uma readequação de projeto para ser concluída “o mais rápido possível”.
“A gente quer que resolvam logo, porque o prejuízo está grande e a gente depende do movimento”, desabafou a vendedora local, Dayane Vieira.
Ponte improvisada interditada e preocupa moradores em Nova Friburgo
Pablo Machado



Com informações da fonte
https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2025/11/07/ponte-improvisada-em-conselheiro-paulino-segue-interditada-e-preocupa-moradores-em-nova-friburgo.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *