Polícia identifica envolvidos em ataque a tiros em escola de Sobral, no Ceará | Brasil

Tempo de leitura: 6 min
De acordo com as autoridades de segurança, os criminosos têm ligação com uma facção - Reprodução / Redes sociais




De acordo com as autoridades de segurança, os criminosos têm ligação com uma facçãoReprodução / Redes sociais

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) identificou os suspeitos de atirar contra a Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, nesta quinta-feira (25). De acordo com as autoridades de segurança, os criminosos têm ligação com uma facção. Câmeras registraram o momento em que eles atiraram na instituição.

O ataque a tiros deixou dois adolescentes mortos e outros três feridos. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) informou que, durante a ocorrência, foram apreendidas drogas, uma balança de precisão e embalagens encontradas com uma das vítimas. A identidade dos criminosos não foi divulgada.

As três vítimas que ficaram feridas foram transferidas para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que informou ao jornal O Dia que dois adolescentes receberam alta na tarde desta quinta-feira (25). O terceiro adolescente permanece sob os cuidados da equipe multiprofissional.

Segundo a SSPDS/CE, entre as vítimas está um adolescente de 16 anos, que já responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, crime contra a administração pública e dano. As outras duas vítimas têm 17 anos.

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) atuam na investigação do caso. Os velórios dos dois adolescentes mortos ocorrerão nesta sexta-feira (26).

Premeditado

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá, afirmou que o crime parece premeditado. 

“A motivação a gente só vai encontrar na investigação, mas toda a movimentação dos dois na motocicleta, terem estacionado, irem para aquele local que a gente perde a visão no filme [gravação], me parece que sim, foi premeditado. A gente só não sabe com que antecedência eles premeditaram”, afirmou o secretário.

Sá também lamentou o ocorrido. “Repudiamos, lamentamos profundamente o fato da droga, nesse contexto da arma de fogo, impunidade, gerar toda essa espiral de violência.”

Gabinete extraordinário da Secretaria de Segurança

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou que foi criado um gabinete extraordinário da Secretaria de Segurança para atuar em Sobral.

“Estou em Sobral, onde me reuni há pouco com nossa cúpula da Segurança, secretário Roberto Sá e comando local. Minha determinação é de mais reforço de policiamento para a região. Criamos um Gabinete extraordinário da Secretaria de Segurança para atuar em Sobral até que a situação se normalize”, escreveu no X (antigo Twitter). 

“Além disso, estou enviando para a Assembleia uma lei que permite ao Estado comprar parte das férias dos policiais. Com isso, teremos mais efetivo nas ruas. Não descansaremos até que esses criminosos sejam presos e a paz volte a reinar na cidade.”

Sobral está entre as cidades mais violentas do País

Segundo a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Sobral é a 12ª entre as cidades mais violentas do Brasil, com taxa de 59,9 homicídios por 100 mil habitantes.

O município aparece ao lado de outros quatro cearenses entre os 20 mais violentos do País: Maranguape (1º), Caucaia (8º), Maracanaú (9º) e Itapipoca (11º), esses quatro na Grande Fortaleza.

Dados do Atlas da Violência 2024, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum de Segurança Pública, apontam a presença de quatro facções criminosas no Estado: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) , Guardiões do Estado (GDE) e Massa Carcerária.

Sobral vê o predomínio de criminosos do CV, com forte oposição de integrantes do GDE. O Ceará é um dos Estados onde há também elevadas taxas de violência no interior.

Nos últimos anos, Sobral se tornou um modelo de educação no País e até no exterior por seu desempenho em avaliações. Os resultados mais expressivos foram em alfabetização das crianças, que colocaram a cidade no topo do ranking do Brasil. Sobral tem atualmente no ensino fundamental um Ideb de 9,6, que está entre os mais altos do País.

* Com informações do Estadão Conteúdo





Com informações da fonte
https://odia.ig.com.br/brasil/2025/09/7135667-policia-identifica-envolvidos-em-ataque-a-tiros-em-escola-de-sobral-no-ceara.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *