A polícia equatoriana prendeu nesta quinta-feira um dos suspeitos do assassinato do lateral-esquerdo, Mario Pineida, que teve passagem pelo Fluminense em 2022. O homem foi detido no norte de Guayaquil, um dia após a morte do jogador e na mesma cidade em que o crime ocorreu. O suspeito foi identificado por câmeras de segurança a que a polícia teve acesso durante a investigação. Além do defensor, que atuava no Barcelona-EQU, uma mulher que o acompanhava também foi morta e a sua mãe ficou ferida.
- Imagens fortes: vídeo mostra assassinato de Pineida, ex-Fluminense, no Equador
- Mãe de Pineida ficou ferida, mas não tem risco de morte
A informação foi divulgada pela Empresa Pública Municipal para Gestão de Riscos e Controle de Segurança de Guayaquil (SeguraEP), que cedeu as imagens à investigação da polícia e que capturou o momento em que o suspeito foi detido.
“ATENÇÃO | Buscas realizadas e um suspeito cúmplice preso, foram resultado do trabalho de #C5GYE , #SeguraEP e @PoliciaEcuador, após a morte violenta de um jogador de futebol na zona norte da cidade”, comunicou a empresa.
De acordo com o comunicado, o monitoramento das câmeras de vigilância permitiu detectar as motos utilizadas no ataque e “as informações obtidas foram prontamente compartilhadas com a equipe de investigação, facilitando a execução de buscas e a prisão do suposto autor”.
“As investigações estão em andamento”, escreveram.
Confira o vídeo do momento do crime
O jogador equatoriano foi vítima de um ataque armado realizado por pistoleiros, segundo o jornal equatoriano “La Hora”. Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando o jogador de futebol levantando as mãos, pensando que se tratava de um assalto. No entanto, um dos assaltantes saca uma arma e atira nele várias vezes à queima-roupa. O seu corpo foi encontrado estendido em frente a um açougue. A mulher que estava ao seu lado também foi assassinada.
Imagens mostram assassinato de Pineida, ex-Fluminense, no Equador
Segundo o jornal “Ecuavisa” o crime ocorreu horas após o presidente do clube, Antonio Álvarez, ter revelado em uma carta pública que um jogador do Barcelona havia solicitado proteção especial porque “tinha recebido ameaças de morte “, embora não tenha especificado nenhum nome.
A carta de Álvarez tinha como objetivo criticar os jogadores do Barcelona, que nesta manhã decidiram não treinar devido a salários atrasados. Eles afirmaram que o clube devia quatro meses de salário.
O Barcelona lamentou sua morte: “Esta triste notícia entristeceu profundamente todos nós que fazemos parte da instituição e nos entristece como família do Barcelona ”, comunicou o clube.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/z/q/01yhaDTBaOdBwnuZFt7g/whatsapp-image-2025-12-17-at-19.51.36.jpeg)
À exceção do clube brasileiro, ele só atuou em equipes de seu país natal. Pineida passou pelo CD El Nacional e Independiente del Valle antes do Barcelona.
O clube tricolor também prestou homenagem a Pineida.
“O Fluminense Football Club recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Mario Pineida, atleta que defendeu o clube em 2022. Pineida chegou ao Tricolor no início da temporada em que nos sagramos juntos campeões cariocas. O Fluminense manifesta solidariedade aos familiares e amigos”, comunicou o clube, no Instagram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/C/x/N6VmeXTBWDGA4OVxujBw/98801452-rio-de-janeiro-rj-brasil-22-04-2022-ctcc-pineida-german-cano-e-john-ariastreino.jpg)
Com um estilo de jogo intenso e temperamento explosivo, o jogador era apelidado de “O Pitbull” no campeonato regional. Ele chegou a atuar pela seleção equatoriana.

