Polícia alerta sobre novo golpe para extrair dados de celular | Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 3 min
Diversos aparelhos e peças sem procedência foram apreendidos no 'Dia D' da Operação Rastreio - Divulgação/PCERJ




Diversos aparelhos e peças sem procedência foram apreendidos no ‘Dia D’ da Operação RastreioDivulgação/PCERJ

Rio – A Polícia Civil fez um alerta, nesta sexta-feira (24), aos cariocas sobre golpes aplicados por criminosos que se aproveitam da Operação Rastreio, responsável por apreender mais de dez mil celulares em todo o estado. Os golpistas têm enviado mensagens às vítimas dizendo que o aparelho foi recuperado e inserindo links falsos que, quando acessados, roubam informações pessoais.

A corporação orienta que a população confira se o número utilizado na mensagem corresponde aos divulgados nos canais oficiais e evite clicar em links suspeitos. Quem receber qualquer tipo de comunicação desse tipo deve buscar confirmação diretamente com a delegacia ou pelo site da Polícia Civil, para não ter dados pessoais comprometidos e ser vítima de fraude.

A segunda fase da operação teve início na segunda-feira (20), quando 4,2 mil usuários de celulares roubados ou furtados receberam notificações de intimação para entregar os aparelhos nas delegacias. Com prazo de 72 horas, quem fizesse a devolução poderia evitar ser responsabilizado criminalmente.

Entre quarta (22) e quinta, durante o “Dia D” da ação contra roubo, furto e receptação de celulares, 271 pessoas foram presas e mais de 4,1 mil telefones apreendidos. Os policiais estiveram em mil estabelecimentos para fiscalização e interditaram oito comércios.

“O aparelho que está nas suas mãos pode ter custado uma vida. Foi para combater essa cadeia criminosa que nós criamos a Operação Rastreio, que deu resultados muito positivos em sua primeira etapa. Agora, estamos intensificando os esforços para mostrar que não vale a pena utilizar um produto de crime”, afirma o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

Desde a criação da operação, em maio, mais de 690 pessoas foram presas e 10 mil celulares apreendidos. Na convocação anterior, destinada a três mil usuários, cerca de mil pessoas compareceram às unidades da Polícia Civil para devolver os dispositivos. Durante esse período, a corporação registrou uma redução de 12% dos furtos e 8% dos roubos de aparelhos.

Aplicativo ajuda na checagem de celulares

Um dos aliados da operação é o aplicativo Celular Seguro RJ, lançado em julho pela corporação. A ferramenta permite o registro e a consulta do número de Identificação Única de Cada Aparelho (IMEI), além de analisar se há restrições na base da polícia ou da Anatel.

Caso o telefone seja roubado ou furtado, o registro facilita o bloqueio e a restrição do dispositivo. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas virtuais.

 

 



Com informações da fonte
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2025/10/7151416-policia-alerta-sobre-novo-golpe-para-extrair-dados-de-celular.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *