De um lado, os aromas que sobem das panelas com bolinhos de feijoada, arroz de pato, bacalhau à brás e outras receitas difíceis de resistir. Do outro, os acordes da bossa nova ecoando pela serra, em vozes e violões que dispensam apresentações. Quando música e gastronomia se encontram, o resultado é festa — e das boas.
É esse o clima que vai tomar conta de Petrópolis entre os dias 19 e 21 de setembro, quando o Comer & Beber Experience desembarca pela primeira vez em terras fluminenses junto com o Festival Bossa & Sabores. Com entrada gratuita, o evento chega para celebrar a pluralidade de sons e sabores do Rio em um fim de semana recheado de grandes — e deliciosas — atrações.
“O festival valoriza a cultura e a gastronomia em um dos cenários mais encantadores do nosso estado. Além de oferecer uma experiência única ao público, o evento fortalece o turismo e movimenta a economia da região serrana”, diz o governador Cláudio Castro.
+ Quem é Helena Kozu, artista plástica que retratou 28 personalidades do Rio
“Vamos unir a tradição de nosso especial COMER & BEBER à energia única do estado, que sempre soube receber bem e transformar encontros em momentos inesquecíveis”, acrescenta Mauricio Lima, CEO da Editora Abril.
Do brasileiro ao contemporâneo, passando pelo italiano, pelo japonês e pelo boteco raiz, o cardápio do festival é daqueles que fazem viajar sem sair da mesa.
Dez chefs premiados vão comandar as caçarolas no coração do Centro Histórico de Petrópolis — Rafa Costa e Silva, do Lasai, duas estrelas Michelin, e do Bonaccia Osteria, recém-aberto na região; Kátia Barbosa, dos brasileiríssimos Aconchego Carioca e Sofia; Pedro Coronha, do contemporâneo Koral; Lydia Gonzalez, do autoral Angá Ateliê Culinário; e Eric Ueda, do japonês Casa Ueda.
Na ala botequeira, há também representantes de peso, como Mari Rezende, do Bar da Frente, e Toninho Laffargue, do Bar do Momo, além de Paula Prandini, do Empório Jardim, trazendo suas comidinhas doces e salgadas. Nomes que, não à toa, já figuraram entre os melhores da cidade no guia VEJA RIO COMER & BEBER, que desde 1997 é a bússola da gastronomia carioca. Cada um deles oferecerá de três a cinco receitas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“O público vai provar pratos de grandes chefs a valores acessíveis, e ainda poderá ajudar os projetos da região”, destaca Fernanda Thedim, editora-chefe de VEJA RIO e curadora gastronômica do festival. Parte da receita dos restaurantes e bares será destinada às obras sociais da Catedral São Pedro de Alcântara, apoiadora do festival.
” title=”
” data-pin-nopin=”true”>
(./Divulgação)
” title=”
” data-pin-nopin=”true”>
(./Divulgação)
Com pedidas a partir de 20 reais, os pratos chegam em porções individuais — convite perfeito para quem quiser provar um pouquinho de tudo no evento, que acontece na Avenida Tiradentes, em uma área de aproximadamente 2 000 metros quadrados com palco, espaço com mesas e cadeiras para degustação, e feirinha de artesanato local.
+ O segredo de Camila Queiroz e Klebber Toledo para manter a longa parceria
“Vamos fazer um resgate musical em meio a um clima de festa gastronômica. É um privilégio a oportunidade de celebrar essa parceria com VEJA RIO, tendo a curadoria e o selo de qualidade do Comer & Beber Experience. Com o Bossa & Sabores, teremos no estado do Rio um marco, unindo a alta gastronomia a grandes nomes da bossa nova para oferecer uma vivência única”, diz o maestro Leonardo Randolfo, diretor artístico do evento, que escalou estrelas de diferentes gerações para representar o ritmo que começou a despontar no fim dos anos 1950, misturando o samba à sofisticação harmônica do jazz.
Com apresentação de Livian Aragão, a sexta (19) já abre em clima de gala: Leila Pinheiro sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Brasileira, que celebra 85 anos neste ano. “Bossa nova é música sofisticada, moderna, sempre atual e desejada pelo público que gosta de boa música. Um festival dedicado ao gênero é um presente raro, ainda mais com a oportunidade de ouvir clássicos acompanhados pela OSB”, celebra a cantora, compositora e pianista.
Nesse embalo, o sábado (20) tem início com o quarteto de saxofones da Banda 1º de Setembro e segue em tom maior: Roberto Menescal com Analu Sampaio, Wanda Sá e, para fechar a noite, Toquinho, com seu inesgotável repertório de sucessos. Entre eles, Aquarela (parceria com Vinicius de Moraes, Guido Morra e Mushi), além de Tarde em Itapoã, Que Maravilha, Samba de Orly, Regra Três e O Caderno — trilha perfeita para aquecer o público no friozinho da serra.
O domingo (21) começa com Theo Bial, que acompanhou o mestre da bossa nova Roberto Menescal em sua derradeira turnê internacional pelo Japão, e segue com o grupo Bossacucanova, fundado em 1997 pelo baixista Marcio Menescal (filho de Roberto).
O solista de cavaquinho e guitarra baiana João Felippe entra em cena antes de Danilo Caymmi. Atração de encerramento do Festival Bossa & Sabores, que tem patrocínio da Setur e do governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da prefeitura de Petrópolis, o herdeiro de Dorival não fugiu ao destino musical e consolidou seu nome na MPB com composições que atravessam gerações.
“É muito importante a valorização da bossa nova, a música que abriu o mercado para a escalada da MPB no exterior. Atrelado ao melhor da gastronomia brasileira, será certamente um festival inesquecível”, diz Danilo. Ninguém tem dúvidas.
BOSSA NOSSA
A programação musical do evento
SEXTA, 19/9
20h Orquestra
Sinfônica Brasileira
com participação
de Leila Pinheiro
SÁBADO, 20/9
16h Roberto Menescal
e Analu Sampaio
18h Wanda Sá
20h Toquinho
DOMINGO, 21/9
13h30 Roda de samba
com Cacique de Ramos
14h30 Theo Bial
16h Bossacucanova
17h João Felippe
19h Danilo Caymmi
ONDE
Avenida Tiradentes e Rua São Pedro de Alcântara, Centro Histórico, Petrópolis
ENTRADA
Grátis