Perigo nos ares: conheça casos de colisões dramáticas contra aviões comerciais

Tempo de leitura: 5 min




Na semana passada, um “objeto misterioso” atingiu um voo da United Airlines que seguia de Denver a Los Angeles (EUA) a cerca de 11 mil metros de altitude, deixando o piloto ferido. A aeronave foi obrigada a fazer pouso de emergência em Utah. A WindBorn Systems, empresa de balões meteorológicos, divulgou um comunicado afirmando que o objeto que atingiu e rachou o para-brisa da aeronave pode ter sido um dos seus balões. Mas a investigação das autoridades aeronáuticas ainda não apresentou uma conclusão. O para-brisa do Boeing danificado foi retirado e está sendo analisado.
Piloto da United fica com os braços sangrando após ‘objeto misterioso’ atingir sua aeronave
Reprodução
Saiba mais ‘Objeto misterioso’: balão meteorológico pode estar por trás de acidente com avião que deixou piloto ferido
O acontecimento envolvendo a United não é um caso isolado em que aeronaves colidem ou desviam de objetos não identificados e até animais. Veja abaixo outros incidentes causados por essas colisões:
Em fevereiro deste ano, um voo da Latam precisou retornar ao Galeão (RJ) após avião colidir com pássaro. A aeronave que realizava o voo LA3367, tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), no entanto, retornou ao aeroporto de origem após colisão com um pássaro. A parte da frente da aeronave ficou destruída, mas ninguém se feriu.
Avião da LATAM colide com pássaro e volta ao Galeão (RJ)
Reprodução/LATAM
Em junho do ano passado, um avião da Austrian Airlines atingiu uma “célula de tempestade”. A nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical, está diretamente associada com a ocorrência de tempestades com raios, trovões, chuva forte, ventos fortes, granizo e tornados. O resultado foi uma séria avaria e pânico a bordo:
Avião da Austrian Airlines fica seriamente danificado durante tempestade de granizo
Reprodução/X
Em junho de 2018, houve um incidente semelhante com avião da American Airlines que seguia deSan Antonio (Texas, EUA) a Phoenix (Arizona), que ficou seriamente danificado na sua parte dianteira após ser atingido por uma chuva de granizo:
Avião da American Airlines atingido por tempestade de granizo
Reprodução/X
Em agosto deste ano, um Airbus A321Neo da Iberia sofreu grande avaria no bico após se chocar com pássaros quando seguia de Madri (Espanha) a Paris (França). O “bird atrike” ocorreu a 2.100 metros de altitude após decolageem do Aeroporto Internacional de Barajas.
Avião da Iberia danificado após se chocar com pássaros a 2.100 metros de altitude
Reprodução/X
Em março de 2023, sete pessoas foram hospitalizadas quando um avião da Lufthansa foi fortemente atingido por um raio. O voo seguia de Austin (Texas, EUA) para Frankfurt (Alemanha), e o acidente com o Airbus A330 aconteceu sobre o estado americano do Tennessee. Os feridos foram lançados contra o teto da aeronave.
Passageiros de voo da Lufthansa foram lançados contra o teto de aeronave da empresa alemão atingida fortemente por raio
Reprodução/X
Outros casos não terminaram em choques aéreos por um triz. Em relatório divulgado em novembro de 2024 pelo Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um avião comercial quase colidiu com um objeto voador não identificado (óvni) perto de Nova York (EUA). A tripulação da companhia aérea relatou à Administração Federal de Aviação que seu avião comercial teve um “quase acidente com um ‘objeto cilíndrico’ enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico”. Não foi divulgado quando o avistamento aconteceu, nem qual companhia aérea estava envolvida.
O incidente em Nova York foi um dos 757 casos de OVNIs relatados às autoridades americanas em 2024
Reprodução
Um documento do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) disponibilizado pelo Arquivo Nacional revelou que, em 2014, um avião da Gol precisou fazer uma “manobra evasiva” para evitar a colisão com um óvni. A aeronave decolou de Brasília (DF) e foi até Fortaleza (CE). O avião já estava em procedimento de descida quando o objeto foi avistado.
Avião da Gol desviou de Óvni em 2014, confirma FAB
Reprodução/Gol Linhas Aéreas
Veja mais: Documento revela que jato dos EUA abateu OVNI no Canadá



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/10/perigo-nos-ares-conheca-casos-de-colisoes-dramaticas-contra-avioes-comerciais.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *