Em meio às montanhas da Serra do Mar, Paty do Alferes revela a força e a beleza da vida rural com sua natureza exuberante, clima ameno e gente acolhedora. Conhecida como a Terra do Tomate, a cidade convida você a desacelerar e mergulhar em experiências que celebram os saberes do campo e as tradições do interior fluminense.
Não à toa, foi escolhida para ganhar o circuito rural Roça dos Alferes, com o objetivo de fortalecer o turismo rural e o agronegócio. A iniciativa da Prefeitura de Paty de Alferes, com o apoio do Sebrae Rio, busca atrair visitantes de todo o país que prezam pelo contato com a natureza e atividades sustentáveis.
No ritmo tranquilo da roça, você conhece o dia a dia de produtores locais, saboreia receitas caseiras feitas no fogão a lenha, percorre trilhas e plantações, aprende ofícios antigos e se encanta com histórias que passam de geração em geração. Tudo isso cercado por uma cultura viva, que habita nos casarões históricos, nas festas típicas e no jeito simples e generoso de quem recebe com o coração.
— Temos uma agência de desenvolvimento regional que tem o turismo como um dos seus eixos estratégicos devido à importância dessa atividade para a região — diz o analista do Sebrae, Luis Felipe Salgado.
O Circuito Roça dos Alferes oferece experiências diversificadas para atender a diferentes públicos. Ao todo, são 15 instalações que reúnem beleza, contato com a natureza, pratos feitos com matérias-primas locais, aprendizado sobre tarefas agrícolas e venda de produtos orgânicos. Algumas atividades necessitam de agendamento prévio, por isso é importante fazer contato ao planejar a visita.
Os locais participantes do roteiro são: Orquidário Boa Vista, Sítio das Aves, Morango do Kalunga, Conservas Reunidas, Apiário do Ciço, Berghaus – Casa da Montanha, Bromélias da Serra, Fábrica de Orquídeas, Horta do Cleidson, Mary Orquídeas, Sítio Aletheia, Sítio Bom Jardim, Sítio das Estrelas, Sítio das Goiabas e Sítio dos Palmares.
O detalhe de cada atrativo em https://experimenteorio.com.br/destino/paty-do-alferes.
A comida no fogão a lenha em, destaque
Guimarães Rosa, o mais mineiro dos autores, apreciava galinha com quiabo e tudo que viesse da brasa daquele fogão típico do interior, de um sabor único. No Orquidário Boa Vista (estrada de chão de terra batido), é fartura de comida deliciosa (angu, carne de panela, couve refogada, batatinha sauté…) depois de uma verdadeira aula sobre orquídeas raras, algumas vendidas por até R$ 35 mil. Um almoço ali sai por R$ 80 por pessoa
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/cidades/paty-do-alferes/noticia/2025/09/paty-de-alferes-lanca-circuito-turistico-rural.ghtml
Paty de Alferes lança circuito turístico rural

Nenhum comentário