Pais relatam possível surto de sarna em mais uma escola municipal de Maricá

Tempo de leitura: 3 min


Pais e funcionários da Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento, localizada no bairro Jardim Atlântico Leste, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, denunciaram um possível surto de sarna entre alunos e servidores da unidade. Segundo os relatos, até o diretor da escola apresentaria sintomas da doença, mas as aulas seguem sendo realizadas normalmente.

A situação tem causado preocupação, que teme o avanço da doença entre as crianças. Alguns responsáveis afirmam já ter comunicado a direção e aguardam providências das secretarias municipais de Educação e de Saúde.

Casos semelhantes já foram registrados anteriormente em outras unidades da rede municipal. No Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Pinguinhos de Luz, em São José de Imbassaí, um surto de escabiose (sarna) foi confirmado na época, com ao menos dez casos entre alunos e profissionais. Uma professora chegou a ser diagnosticada e afastada das atividades por sete dias. 

Outro caso também foi registrado em uma creche municipal de Cordeirinho, onde foi realizada uma sanitização para conter a infestação. Durante o procedimento, alguns funcionários passaram mal e precisaram ser atendidos na Unidade de Saúde da Família de Marinelândia, localizada na mesma rua da unidade escolar.

O Maricá Info entrou em contato com a Prefeitura de Maricá nesta sexta-feira (24), solicitando um posicionamento oficial sobre as novas denúncias. Em nota, a prefeitura disse:

“A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, informa que, em conjunto com a Vigilância em Saúde, acompanha a suspeita de casos de escabiose na Escola Municipal Amaury Gomes do Nascimento.

As unidades da rede municipal seguem as diretrizes da Secretaria de Saúde, com rotinas de dedetização, higienização e ações permanentes de conscientização, oferecendo condições adequadas de segurança, higiene e bem-estar à comunidade escolar.

Nos casos isolados identificados, os responsáveis são orientados a procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) para atendimento e acompanhamento.

As aulas na escola seguem normalmente, sem qualquer indicação de que o local seja fonte de contágio.

As secretarias de Educação e Saúde alertam para a disseminação de informações equivocadas que possam gerar insegurança no ambiente escolar e reforçam que a escabiose é uma doença sazonal comum, com maior frequência em períodos de temperaturas mais amenas, não estando restrita a unidades de ensino.

Em casos de sinais, como coceira intensa (com piora à noite) e lesões na pele similares a pequenas bolhas, procure a USF mais próxima.”





Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2025/10/24/pais-relatam-possivel-de-em-mais-uma-escola-municipal-de-marica.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *