Paes visita obras da Fábrica do Samba, na região da antiga Estação Leopoldina

Tempo de leitura: 4 min


O prefeito Eduardo Paes (PSD) visitou, na tarde desta segunda-feira (21), as obras da Fábrica do Samba Rosa Magalhães, em São Cristóvão, Zona Norte. Localizado na Rua Francisco Eugênio, próximo à antiga Estação Leopoldina, o espaço contará com 14 galpões para abrigar as escolas de samba da Série Ouro e oferecerá também áreas de lazer, eventos e convivência para a população.

Cinco galpões, do 5 ao 9, estão atualmente em fase de construção. Já foram realizadas escavações para preparar o terreno e iniciar as fundações. Nas unidades 6 e 7, as equipes estão montando as formas das cintas, enquanto no 9 é feito o nivelamento da base onde serão instalados os pilares.

Andamento das montagens dos galpões

No 8, avança a colocação das peças pré-moldadas, e nos galpões 5 a 8 seguem os trabalhos de soldagem das estruturas metálicas. A montagem das vigas do 6 também está em andamento. Até o momento, já foram concluídas 378 das 728 estacas que formam a base das construções.

“É impressionante como a obra avançou. O método construtivo mostra que devemos começar a liberar os primeiros barracões em meados do próximo ano. Boa parte dessas escolas está em condições precárias, em galpões degradados, muitos ameaçados de despejo. Por isso, a Fábrica do Samba é fundamental para qualificar o carnaval e melhorar as condições de trabalho das escolas de samba”, afirmou Eduardo Paes, acompanhado do vice Eduardo Cavaliere (PSD)

Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Detalhes sobre como será a Fábrica do Samba

Cada um dos 14 galpões destinados às escolas de samba da Série Ouro terá cerca de 1,6 mil metros quadrados e será equipado com oficinas de pintura e resinagem, ateliês de costura, depósitos de fantasias e esculturas, além de uma área para modelagem de carros alegóricos.

O térreo funcionará como garagem para até quatro alegorias por escola, o primeiro pavimento abrigará o refeitório, e o segundo pavimento será destinado à confecção de fantasias e adereços. O projeto inclui ainda elevador de carga com capacidade para uma tonelada, elevador social, banheiros, vestiários, refeitório e sistema de combate a incêndio.

Praça de eventos com palco, quiosques e áreas de lazer

Além dos galpões, o complexo de 33 mil metros quadrados contará com uma praça de eventos com palco, quiosques e áreas de estar, além de um prédio administrativo. Sustentável e moderno, o conjunto terá ventilação natural, iluminação zenital (entrada de luz natural) e placas fotovoltaicas, que gerarão parte da energia elétrica utilizada no complexo.

“Estamos num ritmo muito bom de execução. Há todo um trabalho de fundação, que às vezes demora para que os pilares e a estrutura metálica comecem a aparecer. O desafio é grande: além dos galpões, temos toda uma urbanização para executar. Vamos trabalhar fortemente para realizar essa entrega”, frisou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos, responsável pela Rio-Urbe, executora da obra.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/paes-visita-obras-da-fabrica-do-samba-na-regiao-da-antiga-estacao-leopoldina/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *