'Padrões de beleza brancos e eurocêntricos': ex-professora é criticada após afirmar que ficou traumatizada com anúncio de Sydney Sweeney

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Uma influenciadora e ex-professora de Nova Jersey (EUA) está sendo alvo de críticas nas redes sociais após comentar que se sente “pouco atraente” por conta da cor de sua pele ao ver o anúncio da American Eagle, estrelado pela atriz americana Sydney Sweeney. A campanha faz um trocadilho entre as palavras jeans (calça) e genes (material genético), destacando características físicas da atriz, como olhos claros, cabelos loiros e traços eurocêntricos.
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“Para mim, não consigo deixar de pensar na menina morena de 13 anos que compra todo o seu jeans na American Eagle, que já luta para ver sua beleza e valor em um mundo que continua a valorizar os padrões de beleza brancos e eurocêntricos”, disse Payal Desai, em vídeo publicado em seu Instagram na última terça-feira (29/7).
O conteúdo viralizou após ser compartilhado no X, na quarta-feira (30/7), pelo investidor americano Colin Rugg, que ironizou as falas com a legenda: “As vítimas profissionais são implacáveis.” A publicação já ultrapassou 10,6 milhões de visualizações.
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Nos comentários, muitos usuários minimizaram e ridicularizaram os desabafos de Desai. “Se a sua autoestima desmorona ao ver Sydney Sweeney de jeans, tenho uma notícia para você: o problema não é a branquitude. É você”. Outro questionou: “O anúncio da American Eagle desencadeou seu trauma de infância? Porque Sydney Sweeney é loira e linda?”
Payal Desai, de 39 anos, é filha de imigrantes indianos e cresceu em Allentown (Pensilvânia, EUA). De acordo com o jornal americano “New York Post”, ela deixou o cargo de professora do ensino fundamental para se dedicar integralmente à criação de conteúdo.
No vídeo, que já acumula 284 mil visualizações em seu perfil do Instagram, e mais de 88 mil no TikTok, Desai compartilha a dificuldade de se enxergar como uma pessoa bonita durante a infância em uma “comunidade predominantemente branca”.
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Ela afirmou ainda que o comercial da American Eagle foi “especialmente desanimador” por trazer à tona inseguranças de infância. “É tão difícil crescer como uma pessoa não branca, especialmente uma mulher, e se ver bonita em qualquer sentido da palavra, crescendo neste país”, desabafou a influenciadora, que conta com mais de 440 mil seguidores no Instagram.
Mãe de dois filhos, Desai já havia viralizado em 2023 com sua série no TikTok chamada “No Dusty Sons”, na qual ensinava lições as crianças, como a divisão de responsabilidades domésticas, para que se tornem parceiros melhores no futuro. Após a repercussão negativa do vídeo, ela desativou os comentários da publicação.



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