A Prefeitura de Maricá realizou, neste sábado (18/10), uma ação especial em referência ao Outubro Rosa através do Programa Viver Bem. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, reuniu mulheres em uma manhã dedicada à prevenção, informação e cuidados com a saúde feminina na Complexo Esportivo Dínamo, em São José do Imbassaí.
A programação ofereceu uma série de atividades gratuitas voltadas ao bem-estar, incluindo palestra educativa sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, alongamento, atividades de dança, testes físicos e massagem. As participantes também puderam desfrutar de um café da manhã coletivo e receberam brindes ao longo do evento.
“Estamos há 12 anos com o Programa Viver Bem realizando ações do Outubro Rosa em Maricá. Essa não é apenas uma campanha, é um compromisso contínuo de conscientização e cuidado com a vida das mulheres. O diagnóstico precoce salva vidas. Quando a mulher tem acesso a exames preventivos e tratamento no tempo certo, ela ganha mais qualidade de vida e mais chances de cura”, destacou o secretário de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, Reinaldo Cunha.
Além das orientações em saúde e incentivo ao autocuidado, a iniciativa contou com rodas de conversa e exibição de vídeos educativos, reforçando a importância do diagnóstico precoce como principal ferramenta para salvar vidas. Profissionais da área destacaram a necessidade do exame clínico anual e da mamografia conforme a indicação médica, além de hábitos saudáveis como aliados na prevenção.
A médica oncologista Izana Junqueira, palestrante do evento, lembrou que o câncer de mama ainda é uma das principais causas de morte entre mulheres, mas reforçou que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas. “O câncer de mama é muito prevalente na nossa população. Uma em cada oito mulheres terá a doença. Quando diagnosticado no início, as chances de cura chegam a 95%. Eventos como este são fundamentais para levar informação e incentivar as mulheres a buscarem os exames preventivos”, afirmou.
Manhã de autocuidado
A quadra do Complexo Esportivo Dínamo recebeu centenas de mulheres que aproveitaram a manhã para ter um momento de autocuidado e reflexão. Hoje recuperada de um câncer de mama, a autônoma Flávia Costa – ou, ela como prefere, Flavinha Sorriso – acredita que ações de mobilização como a do Outubro Rosa têm papel decisivo. “Eventos como este informam, acolhem e encorajam outras mulheres a buscar orientação médica. Informação salva vidas”, disse.
A história de superação de Flavinha Sorriso emocionou o público. Diagnosticada com câncer de mama ainda jovem, ela enfrentou todo o tratamento com coragem. “Mesmo passando por quimioterapia e radioterapia, eu decidi viver cada dia com esperança. Escolhi sorrir, mesmo nos dias difíceis, porque acreditava que venceria”, contou.
Segundo ela, o apoio emocional foi fundamental. “Um gesto de carinho e uma palavra fazem diferença. Durante a doença, aprendi a valorizar as pequenas coisas da vida e descobri que nunca estamos sozinhas”, concluiu.