Policiais civis e militares fazem, nesta quarta-feira, uma operação contra a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. A ação acontece na comunidade da Gardênia Azul, na Grande Jacarepaguá, que era dominada por uma milícia e vem sendo alvo de disputas territoriais, com ofensivas cada vez mais violentas por parte do CV. Dois suspeitos morreram em confronto com os agentes. Um terceiro ficou ferido e foi socorrido para um hospital da região — é um foragido da Bahia, suspeito de roubos de carga e de participar de um assalto que teve como vítima uma procuradora de Justiça.
- Gardênia Azul: CV cobra até R$ 10 mil por mês nos comércios
- Mapa do Crime: Depois de cair em 2023, Gardênia Azul registra alta de 50% nos roubos em coletivos e de veículos
Três pessoas foram presas. Houve apreensão de dois fuzis, uma pistola, um revólver, munição e granadas. Os policiais encontraram ainda um caderno com anotações sobre a movimentação do tráfico de drogas. Durante ação, criminosos atearam fogo em barricadas para tentar atrapalhar a movimentação das equipes.
De acordo com a Polícia Civil, as diligências desta quarta têm o objetivo de forçar a facção a recuar, e deixar a Gardênia. Para isso, foram reunidas informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos setores de inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e da 22ª DP (Penha).
A operação visa, também, ao cumprimento de mandados de prisão e a colher elementos que ajudem a desmantelar completamente a atuação da facção criminosa na região.
A ação faz parte da “Operação Contenção”, uma ofensiva defalgrada para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa CV na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.
Por causa da ação, quatro unidades municipais de saúde que atendem as regiões da Gardênia Azul e da Cidade de Deus suspenderam o início do funcionamento. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a possibilidade de abertura nas próximas horas é avaliada.
2025-08-13 08:15:00