ONG JA Rio de Janeiro inicia processo de adesão ao Selo ODS Brasil

Tempo de leitura: 4 min

A Junior Achievement (JA) do Rio de Janeiro deu início ao processo de certificação do Selo ODS Brasil, conduzido pelo Instituto Vozes da Inclusão. O objetivo é reafirmar o compromisso com a transformação por meio da educação e fortalecer a transparência e o alinhamento das ações com a Agenda 2030 da ONU.

Por meio de seu portfólio, a instituição contribui diretamente com 11 dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade (ODS 4), redução das desigualdades (ODS 10), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), além de parcerias (ODS 17).

“Ao iniciarmos esse processo nos fortalecemos institucionalmente e nos posicionamos nos movimentos da Organização das Nações Unidas (ONU). Há dois anos fomos eleitos a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade do país e, agora, essa jornada inicial do Selo ODS Brasil chancela todo o trabalho e desafios superados ao longo de 26 anos da nossa existência”, explica a diretora-executiva, Ana Luiza Clementino.

Ao Programa de Certificação ODS BRASIL, a instituição apresentou alguns dos projetos desenvolvidos nos três pilares de atuação: empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho como, por exemplo, “Nosso Planeta, Nossa Casa”, “Miniempresa”, “Meu Dinheiro, Meu Negócio”, “Mulheres Empreendedoras” e “Conectado com o Amanhã”.

Também foram apresentados outros dois projetos: Super Futuro e Trilha Empreendedora. O primeiro, uma iniciativa da Supergasbras em parceria com a JA Rio de Janeiro, já impactou positivamente mais de cinco mil jovens da rede pública de ensino no Brasil. Já a Trilha Empreendedora prevê a aplicação de uma sequência de programas da ONG dentro do currículo do Ensino Médio e está presente em 140 escolas da rede pública de ensino no Rio de Janeiro.

“Disponibilizamos conteúdos atuais com linguagem acessível, carga horária flexível, além de suporte e acessibilidade para professores e voluntários”, diz a diretora. 

Sobre a Junior Achievement (JA)

Fundada em 1999, a JA Rio de Janeiro é membro da JA Brasil e faz parte da centenária rede global Junior Achievement, uma das dez organizações sociais mais impactantes do mundo, segundo a Thedotgood, e indicada por quatro anos consecutivos ao Prêmio Nobel da Paz.

Há 26 anos transformando vidas, a JA Rio de Janeiro é também uma das 100 Melhores ONGs do Brasil 2023 e a Melhor ONG de Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade no mesmo ano. Com o apoio de empresas que investem em responsabilidade social e ESG, já proporcionou mais de 600 mil experiências educacionais a adolescentes, jovens, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em vulnerabilidade, com o apoio de aproximadamente 20 mil participações voluntárias.

Além disso, também realiza suas ações, programas e projetos em parceria com as secretarias de Educação, profissionais do setor e instituições de ensino, inspirando e preparando jovens para o sucesso em uma economia global.

Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *