Um quintal onde cabem passarinhos, pedras falantes e palavras plantadas no chão. É nesse território encantado que se passa “O Maior Quintal do Mundo”, espetáculo musical inspirado no universo poético de Manoel de Barros, que estreia no dia 13 de setembro no Teatro EcoVilla RiHappy, dentro do Jardim Botânico (RJ).
A temporada segue até 5 de outubro, com sessões aos sábados e domingos, às 11h. Com direção de Guilherme Quadrado e Luis Fernando Bruno, dramaturgia de Yke Leon e músicas originais de Fabrício Zava e do próprio autor, o espetáculo propõe uma travessia pela infância como território sagrado.
Em cena, os atores Yasmin Tozzi, Isabele Riccart, Guilherme Quadrado e Yke Leon dão vida a quatro narradores brincantes que transitam entre memória, imaginação e fabulação. A narrativa mergulha nas aventuras de Manoel, um menino que descobre grandeza no ínfimo e poesia no que é considerado inútil. “Não se trata de adaptar uma obra específica, mas de passear pelo quintal onde a poesia de Manoel de Barros nasce”, explica Yke Leon.
A produção é da Alumbrar Cultural, jovem produtora que estreia no mercado com este trabalho. A equipe reúne de destaque: Caio Loureiro (direção musical), Rick Barboza (figurino), Natã Barbosa (iluminação) e Soraya Bastos (direção de movimento e coreografia). “O Maior Quintal do Mundo” é uma travessia delicada pela infância como território sagrado. Um convite a desaprender o olhar utilitarista do mundo e redescobrir a lógica do encanto, afinal, como dizia Manoel de Barros, “tudo que a gente não inventa, é falso”.
Todas as sessões desta temporada contam com recursos de acessibilidade integral: Libras, audiodescrição e legendagem.
Serviço Espetáculo: O Maior Quintal do Mundo – Um espetáculo musical inspirado na obra de Manoel de Barros
Local: Teatro EcoVilla Ri Happy – Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Datas: 13 de setembro a 5 de outubro de 2025
Horários: sábados e domingos, às 11h
Ingressos: R$ 70 (inteira) | R$ 35 (meia) – à venda no ingresso.com
Classificação: Livre – para todas as idades
Acessibilidade: Todas as sessões contam com Libras, audiodescrição e legendagem
Instagram: @omaiorquintaldomundoteatro