O feitiço pegou! Halloween invade calendário carioca

Tempo de leitura: 7 min


A tradição é milenar e descende de diversas histórias e lendas, a exemplo do festival Samhain, o ano novo celta. Na Irlanda, a véspera dos dias de Todos os Santos e de Finados foi batizada de All Hallows’ Eve, alcunha posteriormente contraída para Halloween e exportada para todos os cantos do planeta.

Por aqui, o Dia das Bruxas é também o Dia do Saci — uma lei federal de 2013 estabeleceu a comemoração, que anda em baixa. Considerada uma celebração àqueles que se foram, as fantasias e os vegetais transformados em luminárias eram uma maneira de afastar almas penadas. Hoje, a data está ligada à cultura pop — quem cresceu na companhia de clássicos como Abracadabra (1993) está familiarizado com a estética do susto.

Compartilhe essa matéria via:

Os últimos anos têm mostrado o potencial que os doces e travessuras podem alcançar em terras tupiniquins — pautando, inclusive, estreias nacionais, como Enterre Seus Mortos, com Selton Mello e Marjorie Estiano, que chega aos cinemas, e a série Reencarne, protagonizada por Taís Araújo, com lançamento no Globoplay nesta quinta (23). “O brasileiro, apesar de majoritariamente cristão, acredita em espíritos que vagam por aí. Está tudo no nosso imaginário”, opina Igor Verde, diretor de Reencarne.

Em breve nas telas: o filme Enterre Seus Mortos, com Selton Mello, e a série Reencarne, com Taís Araujo, são apostas do audiovisual (Rui Poças/Estevam Avellar/TV Globo)

O impacto da data também é econômico. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a festividade rendeu 3,7 bilhões de reais em 2024, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. No Rio, os dados chamam a atenção do mercado, especialmente do varejo. “É uma grande oportunidade, por exemplo, para as lojas da Saara. É importante que o comerciante perceba essa chance, porque as pessoas só compram aquilo que veem”, aconselha o presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Juedir Teixeira.

Continua após a publicidade

Mas não são só as lojas que se beneficiam com vitrines decoradas e promoções convidativas. “Restaurantes e bares podem criar cardápios temáticos para atrair clientes”, complementa Teixeira. O Elena, no Horto, segue a cartilha, e neste ano se inspirou em filmes japoneses de terror. “Nascemos com a proposta de oferecer experiências imersivas nas quais gastronomia, coquetelaria, arte e sofisticação se misturam. Esse é mais um momento em que nos aprofundamos nessa viagem sensorial”, destaca Alexandre Leite, sócio do asiático. Já o Spirit Copa Bar, no hotel Fairmont, se escorou na tradição mexicana do Día de los Muertos — tema de uma festa no dia 2 de novembro.

+ Halloween da Pabllo chega pela primeira vez ao Rio

A influência de múltiplas nacionalidades não é aleatória: um dos motivos para o crescimento do Dia das Bruxas no Brasil é uma sociedade cada vez mais globalizada. “Elementos culturais não têm dono. Esses símbolos e valores acabaram sendo adaptados a novos contextos”, explica o pesquisador e professor de comunicação social da Uerj, Erick Felinto.

Essa diversidade vai ser celebrada na quarta edição da Mostra Terrível do Grupo Estação, com longas de horror oriundos de diversos países. Apaixonada pela data, a estudante de design Teresa Ribeiro, prestes a completar 24 anos, já decorou a sala de casa com teias de aranha cenográficas para a sua sétima festa de aniversário temática.

Continua após a publicidade

Edições anteriores contaram com painel de suspeita policial, muro ensanguentado para tirar fotos e fantasias elaboradas — o convite deixa claro: o uso é obrigatório. “Um convidado chegou até a descolorir o cabelo para encarnar um personagem de Game of Thrones”, lembra a jovem.

“O carioca gosta de brincar e ocupar os espaços com leveza e humor, e isso dialoga com o espírito do Dia das Bruxas”, reflete Bernardo Fellows, presidente da Riotur. Se por décadas os fluminenses pareciam resistir aos encantos da festividade, agora os doces e travessuras parecem ter finalmente fincado os pés nas areias da cidade.

+ A bruxa tá solta! 3 lugares para curtir o Halloween no Rio

PREPARE A FANTASIA
Estreias e eventos da temporada horripilante

Continua após a publicidade

Reencarne
Estrelada por Taís Araújo, a primeira série de horror do Globoplay será lançada na quinta (23), com tramas dramáticas que abordam possessão espiritual.

Enterre Seus Mortos
O longa estrelado por Selton Mello e Marjorie Estiano chega às telonas no dia 31 e trata de um possível apocalipse para refletir sobre o colapso social.

Copacabana Palace
A experiência luxuosa, porém envolta em mistério, aterrissa no hotel mais tradicional do Rio no dia 1º de novembro.

Elena
Guloseimas e bebidas especiais acompanham a decoração inspirada no horror japonês, com direito a projeções na fachada. De 28 de outubro a 1º de novembro.

Continua após a publicidade

Elena_Halloween 2023_Crédito Divulgação (1).JPG
Elena: asiático junta Guloseimas, bebidas especiais e decoração inspirada no horror japonês. (./Divulgação)

Día de Los Muertos no Spirit Copa Bar
Com atrações musicais caprichadas, a festa do dia 2 de novembro, no Fairmont, terá menu assinado pelo chef Jérôme Dardillac.

Spirit Fairmont credito divulgacao.jpeg
Spirit: bar no Fairmont traz atrações musicais caprichadas. (./Divulgação)

Halloween do Mickey
O Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, recebe o musical temático do ratinho mais amado do mundo nos dias 25 e 26 de outubro.

Continua após a publicidade

Patas e Rolhas
O espaço na Tijuca convida tutores e bichinhos a se fantasiarem no dia 1º de novembro. Haverá distribuição de brindes e petiscos.



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/halloween-calendario-carioca/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *