Em 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, a TV Aparecida é o lugar para católicos e devotos celebrarem. O canal exibe o especial “Aparecida: entre a fé e o milagre”, em dois horários, às 16h e às 21h, que também estará disponível no YouTube da emissora. Com direção e roteiro de Felipe Pontes, a obra, toda produzida na região do santuário, em Aparecida (SP), revisita os primeiros milagres atribuídos à santa. O elenco mescla artistas conhecidos como Isabel Fillardis, Alexandre Barillari e Maurício Mattar a outros talentos.
Virou febre: Assim como Vasco de ‘Vale tudo’, público faz ‘bolão’ para apostar em quem matou Odete Roitman
Xará da vilã: Luis Lobianco, o Freitas de ‘Vale tudo’, conta que sua cachorra se chama Odete: ‘Debora Bloch a conhece’
Isabel assume o papel da protagonista mais uma vez, após já tê-la interpretado num desfile da escola de samba paulistana Unidos de Vila Maria, em 2017. A atriz conta que tem uma grande conexão com a figura da Aparecida, a quem chama de Cidinha.
— Tenho essa intimidade com ela. E um amigo diz que sou a queridinha de Deus, por conta dos milagres e renascimentos que já tive na vida. Hoje, estou aqui para ser um testemunho e posso afirmar que minha fé me trouxe aqui — diz a atriz, que já passou por muitas provações, como um câncer na língua, um problema na tireoide e uma doença de pele autoimune.
O especial começa com a história de outubro de 1717, quando três pescadores no Rio Paraíba do Sul encontraram a imagem de Nossa Senhora, e suas redes se encheram de peixes. Um dos milagres mais famosos é o de Zacarias, escravo que, ao se ajoelhar diante da imagem da santa, clamou por libertação e as correntes que o prendiam se quebraram. Odá Silva, ator do Teatro Oficina, interpreta o escravizado.
Odá Silva vive escravizado que teve correntes quebradas em “Aparecida: entre a fé e o milagre”
DAVI BARBOSA/TV APARECIDA/DIVULGAÇÃO
— O corpo negro ainda conta histórias como essa. As chibatadas estão presentes hoje com armas, tiros. Essa realidade a gente já conhece, mas construí meu personagem pensando no milagre — diz o ator, que é um homem de fé: — Sou do interior de São Paulo. Então, minha infância inteira vim a Aparecida. Essa santinha sempre esteve presente na minha vida.
Alexandre Barillari é o capitão do mato que vê o milagre da libertação do homem escravizado. O ator fica com a voz embargada ao falar do personagem que passa da incredulidade à fé.
Initial plugin text
— Foi emocionante ter filmado aqui. Defendo muitos vilões, como o Guto de “Alma gêmea”. Mas esse tem uma redenção, e tenho certeza de que ele vai para casa e cede à fé. Bendita foi essa manhã em 1717, quando a imagem foi achada!
Resposta de deus
O ator Lucas Veneziani, de 30 anos, estreia no audiovisual como um dos pescadores que resgatam a imagem da santa. Ele entrou no projeto apenas três dias antes da gravação:
— Tudo aconteceu como tinha que ser. Estava passando por um momento complicado e pedindo uma resposta para Deus e Nossa Senhora. Jogar essa rede foi um primeiro passo, a resposta que vinha buscando na minha vida.
Coração tocado
Carlos Rosário, que interpreta o pescador Felipe Pedroso, afirma que se emocionou com a cena em que a santa aparece:
— Quando a imagem é achada, a gente sente Deus tocando em nossos corações. Ele pode resgatar a nossa fé em qualquer circunstância.
Outros milagres
No especial, Maurício Mattar é o tio de uma menina que tem a cegueira curada, vivida por Rafaela Marcelino. Outro milagre retratado é o do cavaleiro ateu que tentou entrar a cavalo na igreja para zombar da santa. Seu cavalo foi impedido quando uma de suas patas ficou presa em uma pedra na escadaria.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/tv/noticia/2025/10/nossa-senhora-em-especial-isabel-fillardis-relembra-milagres-em-sua-vida-minha-fe-me-trouxe-ate-aqui.ghtml