Os preparativos para a comemoração dos dez anos do Museu do Amanhã, celebrado na próxima quarta (17), já começaram. A primeira novidade é a repaginada da exposição inaugural Do Cosmo a Nós. O espaço Antropoceno, onde era localizada, dá lugar à sala Onde Estamos? com uma videoinstalação assinada pelo diretor Estevão Ciavatta Pantoja que convoca para uma experiência imersiva sobre o presente.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Sem votos necessários, lei “anti-Oruam” é arquivada na Câmara de Vereadores
“O conceito do vídeo foi desenvolvido a partir da argumentação de que vivemos em um tempo pós-normal, que separa o normal do desconhecido. O que está por vir. Tempos pós-normais são caracterizados por complexidade, contradição e caos”, explica Fabio Scarano, curador do Museu do Amanhã.
A visitação do novo espaço — que reflete sobre como o ser humano impacta e transforma o planeta — está oficialmente aberta ao público a partir desta sexta (12). “Criar um novo conteúdo para a sala foi um desafio enorme, do tamanho da complexidade da vida que vivemos hoje”, observa Ciavatta.
O Espaço das Cavernas também ganha novos ares. Formada por Scarano, Liana Brazil e Luiz Alberto Oliveira, a equipe curatorial inaugura novos conteúdos com o objetivo de estreitar a relação com o público para que cada visitante se sinta parte da construção de narrativa do museu. “Cada espaço convida à descoberta e ao diálogo, reconhecendo nós e o planeta como um só organismo”, explica Liana, diretora criativa da SuperUber.
O escritório de design Celso Longo + Daniel Trench assina a solução estética adotada para o espaço. “A museografia e a interatividade criam experiências que se conectam com pessoas e provocam perguntas”, acrescenta Liana.
Compartilhe essa matéria via:
A atualização da exposição central é um processo contínuo, e a expectativa é que as demais salas do museu sejam renovadas ao longo dos próximos dois anos. “O conceito fundamental é o de que as ações humanas têm alcance planetário e que as consequências têm longa duração. É natural que esse setor seja o primeiro a passar por atualização de conteúdo e expografia”, completa Luiz Alberto.
Ainda como parte das comemorações, o museu inaugura a exposição autoral Oceano — O Mundo É um Arquipélago, na próxima sexta (17), com entrada gratuita para os visitantes. Que venha a nova década!
Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/museu-amanha-dez-anos-gratuitos/

