Mostra Filmambiente tem exibições gratuitas de filmes no Estação Net Rio

Tempo de leitura: 8 min


Cantares Amazônicos

O encontro inédito reúne oito grandes nomes da música da região amazônica: Alberan Moraes (AC), Nilson Chaves (PA), Patrícia Bastos (AP), Célio Cruz (AM), Zé Miguel (AP), Dorivã (TO), Bado (RO) e Eliakin Rufino (RR).

Sala Cecília Meireles. Rua da Lapa, 47, Lapa. Qui. (28), 19h. Grátis.

Festa Brasileira

O evento promete uma imersão na cultura brasileira, com artesanato, moda, shows ao vivo e gastronomia típica. A sexta (29) apresenta o Grupo de Danças Folclóricas Sesc Paraíba; Enrico di Miceli, Patrícia Bastos e Tomaz Miranda; e Kblocos de Manaus. No domingo (30), é a vez de Grupo de Danças Folclóricas Sesc Paraíba, Bumba Meu Boi Encanto Carioca, Balaio Bom e Orquestra de Viola Caipira Bicho do Paraná.

Crab Sebrae. Praça Tiradentes, 69, Centro. Sex. (29), 16h/22h. Sáb. (30), 12h/22h. Grátis.

Festival Museu Nacional Vive

Em sua sétima edição, o evento irá exibir acervos científicos da instituição e compartilhar resultados dos últimos sete anos de trabalhos para reconstruir o museu, atingido por um trágico incêndio em setembro de 2018. O principal destaque é a exposição Entre Gigantes: Uma Experiência no Museu Nacional, que já atraiu mais de 35 000 pessoas ao interior do Paço de São Cristóvão, com atrações como o meteorito Bendegó e esqueleto de um cachalote com 15,7 metros de comprimento. A programação cultural começa às 10h30 com uma atividade do grupo Capoeira com Ciência. A partir das 15h30, o Grupo Arruda fará uma grande roda de samba. A tenda científica terá atividades das 10h às 16h. O evento contará com intérprete de Libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público e uma edição especial da feira Junta Local, com cerca de quarenta produtores.

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Dom. (31), 9h/17h. Grátis. Programação completa no site do museu. Formulários para atividades que precisam de inscrição prévia estão disponíveis em @museunacionalufrj

Continua após a publicidade

Festival Vamos Passear

A última etapa do evento em 2025 acontece em uma arena montada no estacionamento do Parque Marina da Glória com diferentes espaços e atividades gratuitas, voltadas para todas as idades. Esportes em quadra poliesportiva, torneios e disputas de vôlei, futsal e basquete estão entre as atividades abertas ao público em geral. A programação traz ainda ioga, pilates e dança no palco principal, e uma minipista de skate para a garotada. A arena terá, ainda, Espaço Kids e diversas atividades infantis; Espaço Saúde, voltado ao bem-estar; além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. A área de alimentação terá food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso. O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Acontecem, ainda, passeio de bike, caminhada e corrida infantil, com inscrições já encerradas.

Estacionamento do Parque Marina da Glória, Aterro do Flamengo. Dom. (31), 7h/12h. Grátis.

Filmambiente

A 14ª edição do festival de cinema voltado para as questões ambientais, considerado o mais importante da América Latina, irá exibir 47 filmes de 25 países. O tema do evento deste ano, que norteou a escolha dos longas e curtas-metragens de ficção, animação e documentário, é o conceito de Colonialismo Ambiental. Com apoio da Embaixada da Suíça, o Filmambiente convidou o festival Visions du Réel, que apresentará pela primeira vez no Brasil, com carta branca (programa Carte Blanche), seis filmes de sua recente programação. As mostras competitivas de longas e  curtas-metragens brasileiros e internacionais serão realizadas no Estação NetRio, enquanto uma programação especial voltada para estudantes será exibida na Biblioteca Parque Centro e no Jardim Botânico O evento irá homenagear o biólogo Mário Moscatelli por sua dedicação para recuperar ecossistemas importantes como os manguezais da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Canal do Fundão, do Aterro de Gramacho e do sistema lagunar de Jacarepaguá.

Estação NetRio. Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo. Sessões diárias entre 16h30 e 20h30. Biblioteca Parque. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro. Galpão das Artes Jardim Botânico. Rua Jardim Botânico, 1008. Grátis. Programação completa pelo site do festival.

Gira Festival

Realizado pela Uniperiferias, sediada na Maré, festival reúne artistas, pesquisadores, agentes culturais e profissionais da economia criativa em uma programação diversa. A curadoria do festival é orientada pelo Paradigma da Potência, conceito criado por Jailson de Souza, fundador da Uniperiferias e do Observatório de Favelas, que propõe enxergar as favelas não pela ausência, mas por sua força produtiva e soluções criativas para os desafios urbanos. Os painéis vão acontecer na sede da Uniperiferias e as oficinas no Galpão Bela Maré. O Pátio da Bela Maré receberá shows de Jamaicaxias, Azula e Trilogia Santo Amaro.

Continua após a publicidade

Rua Bitencourt Sampaio, 140, Maré. Galpão Bela Maré. Rua Bitencourt Sampaio, 169, Maré. Sáb. (30) e dom. (31), 14h/20h. Grátis. Programação no @uniperiferias

Lapa pela Lapa

O festival terá grande parte de sua programação de shows gratuita, nos Arcos da Lapa. No sábado (30), as atrações são Arlindinho, Marina Iris, Forró da Taylor, Roda de Samba da Thais Macedo e DJ Cris Panttoja. No domingo (31), é a vez de Pretinho da Serrinha, Velha Guarda da Portela, Samba que Elas Querem, Samba do Xoxó e Samba da Alvorada, no domingo (31). Além disso, o tradicional bar Arco-Íris irá receber conversas de nomes como Luiz Antonio Simas.

Praça Cardeal Câmara (Praça dos Arcos), Lapa. Sáb. (30), 14h/22h35. Dom. (31), 14h/21h. Grátis. Arco Íris. Rua Mem de Sá, 72, Lapa. Sáb. (30), 13h30/17h15. Grátis.

Rio Maracatu

Fundado 1997, o bloco, que reúne cariocas e pernambucanos para promover o maracatu de baque virado, realiza cortejo nesta sexta (29).

Praça Cardeal Câmara (Praça dos Arcos), Lapa. Sex. (29), 21h. Grátis.

Continua após a publicidade

Rolé Carioca

O projeto de passeios guiados gratuitos realiza sua próxima edição na Ilha do Governador, com ponto de partida na Estação Cocotá. A visita convida moradores e visitantes a redescobrirem o bairro sob uma perspectiva decolonial, revelando a presença dos povos originários na antiga Ilha de Paranapuã, nome anterior à colonização. O roteiro inclui paradas em locais históricos como a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, a Pedra da Onça e o Monumento a Lima Barreto, conectando memória indígena, patrimônio cultural e identidade negra.

Estação Cocotá, em frente ao Parque Manuel Bandeira. Saída: Dom. (31), 10h. Grátis.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

 

 



Conteúdo Original

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *