“Morte e Vida Severina” ocupa Armazém da Utopia dias 19 e 20 de novembro

Tempo de leitura: 5 min


O público carioca terá a última chance para assistir ao premiado “Morte e Vida Severina” no Rio. Obra-prima de João Cabral de Melo Neto, o espetáculo encenado pela Companhia Ensaio Aberto com direção de Luiz Fernando Lobo, com músicas de Chico Buarque e direção musical de Itamar Assiere terá duas únicas apresentações nos dias 19 e 20 de novembro de 2025, quarta e quinta-feira, no Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio. Depois desta curta temporada no Rio, o espetáculo segue para São Paulo, onde fará temporada em dezembro de 2025 e janeiro de 2026 no Sesc Pinheiros. 

“Morte e Vida Severina” recebeu, em 2022, três indicações ao Prêmio Shell de Teatro – sendo premiada na categoria Música; seis indicações ao Prêmio APTR de Teatro – sendo premiada na categoria Iluminação, além de outros prêmios e indicações.

A  Companhia Ensaio Aberto traz de volta ao palco a voz dos severinos filhos de tantas Marias. Mas isso ainda diz pouco: “se continua sendo difícil defender só com palavras a vida, hoje e, cada vez mais, sabemos que muita diferença faz entre lutar com as mãos ou abandoná-las para trás”, diz o diretor Luiz Fernando Lobo.

E de 21 a 23 de novembro, é a vez da multiartista paulista Maria Eugênia Tita marcar presença no projeto Em Boa Companhia, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto. Ela participa com dois espetáculos: “Cabeção pelo mundo” e “Pássará”, apresentados nos dias 21, 22 e 23 de novembro, de sexta a domingo, às 11h e às 15h, respectivamente. O primeiro é uma intervenção cênica e será itinerante, pelo Armazém da Utopia e seu entorno; já “Passará” acontecerá na Sala Sérgio Britto. No dia 20 de novembro, quinta-feira, das 14h às 16h, a artista promove uma oficina para atores e bailarinos. Todas as atividades são gratuitas.

Na oficina “Danças Brasileiras”, o participante é convidado a ampliar seu repertório corporal e desenvolver elementos fundamentais à cena, como escuta, criatividade e atenção. Para isso, são utilizados jogos, brincadeiras e elementos técnicos corporais. 

“Cabeção pelo mundo” é uma performance criada em 2005 para o espetáculo “Nove de Fevereiro”, de Antônio Nóbrega, que celebra o centenário do frevo. Desde o ano 2000, Maria Eugênia Tita, filha de Nóbrega, manipula bonecos de formato semelhante. Com a boa acolhida do público, a intervenção saiu pelo mundo e se tornou uma performance solo. Sua descendência é internacional, com familiares do Congo à Hungria. No Brasil, a idealização foi de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, inspirada na tradição “Cabeçudos”, da cidade de Santo Antônio de Odivelas, Pará.

Continua após a publicidade

Em “Pássará”, ao lado da cantora e instrumentista Cimara Fróis, Tita convida o público a planar junto sobre o tema da maternidade. Com leveza e bom humor, o espetáculo mescla danças poéticas, números mascarados e musicais criados “a partir de trocas com as pessoas que se aninham junto e, se quiserem, colocam suas asinhas de fora” informa a Companhia.

SERVIÇO 

Espetáculo teatral “Morte e Vida Severina”
Inteira: R$60,00 / Meia: R$30,00

Ingressos: vendas pelo Sympla e pelo WhatsApp (21) 98909-2400

Data: 19 de novembro e 20 de novembro de 2025 (quarta e quinta-feira)

Continua após a publicidade

Horário: 20h às 21h20
Local: Armazém da Utopia – Teatro Vianinha
Endereço: Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto, Rio de Janeiro–RJ (em frente ao VLT Utopia Aquário)

Classificação Indicativa: livre

Lotação: 272 lugares 

Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo

Continua após a publicidade

Ingressos sociais para grupos por meio da Ciência do Novo Público: (21) 98909-2400.

O Armazém da Utopia conta com acessibilidade arquitetônica. 

 

OUTROS EVENTOS DA AGENDA SEMANAL

Armazém da Utopia – Armazém 6 do Cais do Porto – Rio de Janeiro
21, 22 e 23 de novembro de 2025 – sexta, sábado e domingo

Continua após a publicidade

CABEÇÃO – 11h, itinerante, com saída do Armazém da Utopia

PÁSSARÁ – 15h, Sala Sérgio Britto

Oficina DANÇAS BRASILEIRAS – dia 20/11 – das 14h às 17h

ENTRADA GRATUITA



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/coluna/daniel-sampaio/morte-vida-severina-teatro/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *